02 de maio de 2024

Representantes de pastorais, movimentos e serviços da Região Pastoral 3 realizam a terceira reunião da abertura da Campanha da Fraternidade 2023 na Paroquia São Geraldo Magela de Ipatinga.

09/02/2023 . Notícias da Diocese

Com o objetivo de alinhar o que cada paroquia e seguimentos pastorais irão realizar no dia da abertura oficial da Campanha da Fraternidade no Regional 3 da diocese de Itabira Cel. Fabriciano, foi realizada no dia 06/02 no Centro de Evangelização São João Paulo II da paroquia São Geraldo Magela, a terceira  e definitiva reunião de organização do evento que vai acontecer simultaneamente nas outras duas regionais da diocese.

Foi definido que a concentração será na comunidade Nossa Senhora Aparecida, bairro Bom Jardim, com o acolhimento das caravanas, café, animação. Foi definido também  a comunicação e transmissão da missa pelas mídias sociais.

Após esta acolhida terá início da caminhada até a comunidade São Geraldo, com cartazes sobre o tema, preparados previamente, pelas paróquias participantes, e animada por uma equipe de animação de cantos da Paróquia São Geraldo Magela. Lembrando que durante a caminhada, não haverá paradas mas apenas com cantos, cartazes e outras simbologias.

Já na comunidade Matriz São Geraldo, onde será realizada a Missa de abertura, acontecerá, a mesa temática sobre assuntos relativos ao tema e uma visão geral da CF 2023 seus pontos significativos. E ainda relato de experiências já existentes no regional, ações pastorais da Igreja e da sociedade civil que contemplam a temática da CF.

Lembrando que a Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, la no inicio dos anos 60, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Assumida pelas Igrejas Particulares no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

Pastoral da Comunicação.