19 de março de 2024

Bispo Emérito

Dom Odilon Guimarães Moreira

Dom Odilon Guimarães Moreira, nasceu no dia 09 de janeiro de 1939, em Presidente Bernardes-MG. Filho de José Emereciano Moreira e Minervina Guimarães Moreira. É o terceiro filho entre quinze irmãos.

Batizado em 21 de janeiro de 1939 e crismado no dia 09 de setembro de 1945.

Em 1952, aos 13 anos, foi morar em Inhapim-MG, à beira do Rio Caratinga. Aí fez a 3ª série numa Escola Municipal. A 4ª série primária foi feita em 1954. Em seguida, em 1955 fez admissão no Pré-seminário Nossa Senhora das Graças em Inhapim, juntamente com o Pe. Othon Fernandes Loures. Não tendo como continuar os estudos, Pe. José Geraldo das Mercês lhe propôs custear seus estudos.

Foi para Correas, Petrópolis-RJ no ano de 1956, onde permaneceu até 1961. Ali fez as outras quatro séries e o colegial no Seminário Nossa Senhora do Amor Divino. Em Mariana-MG, no ano de 1962, fez Filosofia em 3 anos e 2 anos de Teologia, permanecendo portanto no Seminário São José, de 1962 a 1966.

No ano de 1967 foi para Belo Horizonte-MG, fazer os dois últimos anos de Teologia, residindo no Seminário Maior do Coração Eucarístico de Jesus.

Sua ordenação diaconal foi realizada no dia 24 de dezembro de 1967, em Caratinga-MG. Ordenado sacerdote em São João do Oriente-MG, no dia 23 de janeiro de 1969, por Dom José Eugênio Correia, Bispo Diocesano de Caratinga.

Em 1971 convalidou o curso de Filosofia na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João Del Rei-MG. E em 1975, obteve a Licenciatura em Matemática, pela FAFIC na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em Caratinga-MG.

Trajetória Eclesiástica: De 1969 a 1970, pároco em Sobrália, São João do Oriente e Iapu-MG. De 1970 a 1971, Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Caratinga. 1972 a 1986, pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Caratinga-MG. Foi professor de Matemática durante vários anos em Caratinga. Neste mesmo tempo, Vigário Ecônomo em Santa Bárbara do Leste, por 2 anos. Professor e Diretor espiritual do Seminário Nossa Senhora do Rosário em Caratinga. Coordenador de Pastoral na Diocese de Caratinga por 2 anos. Pároco na Paróquia de Santo Antônio em Ipanema, de 1986 a 1994.

Foi Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Caratinga. Pároco em Carangola e Administrador Paroquial em Farias Lemos, de 1994 a 1999. Em 04 de agosto de 1999, foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória-ES. Sua sagração espiscopal foi em 24 de outubro de 1999, em Carangola-MG, pelo arcebispo de Vitória, Dom Silvestre Luís Scandian, Dom José Eugênio Correia e Dom Hélio Gonçalves Heleno. E em 07 de novembro de 1999, foi empossado na Arquidiocese de Vitória. Tendo o lema “Ita Pater” (Sim ó Pai), colocou-se inteiramente a serviço do Reino.

No dia 22 de janeiro de 2003, foi nomeado Bispo Titular da Diocese de Itabira Cel. Fabriciano. Em 30 de março de 2003, empossado como Bispo Diocesano de Itabira Cel. Fabriciano.

Causas abraçadas: Assistente do Círculo de Operários Cristãos, assessor da Dimensão Sócio Transformadora, trabalhou na Educação, Pastorais Sociais e Legião de Maria. Nas suas pregações, de acordo com o Evangelho, alerta para as obrigações sociais de todos. Quanto aos encarcerados, já celebrou a Eucaristia várias vezes nos diversos presídios em Caratinga, Carangola, Ipanema e Vitória. Nas visitas pastorais às paróquias, enfatiza sempre a importância dos Conselhos Pastorais, das celebrações dominicais e dos Grupos de Reflexão. Além do serviço de animação vocacional (SAV) e formação dos seminaristas.

Como Bispo da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano, também assumiu a presidência da Irmandande Nossa Senhora das Dores, do Hospital, em Itabira.

Na CNBB, foi presidente do COMIRE LII – Conselho Missionário Regional e também membro da Comissão a Serviço da Justiça, da Caridade e da Paz da CNBB – LII, eleito na Assembleia dos Bispos, realizada entre 04 a 13/05/2011, em Aparecida do Norte, ficando até junho/2013.

Em 21 de fevereiro de 2013, renunciou como bispo da Diocese de Itabira/Fabriciano, passando a Administrador Apostólico da Diocese de Itabira, até o dia 15 de junho de 2013. Após essa data, Bispo Emérito de Itabira/Fabriciano.

Cúria Diocesana de Itabira