19 de março de 2024

Cáritas Diocesana

A Cáritas Diocesana de Itabira é uma entidade filantrópica vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como organismo da Igreja Católica.

É uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar, da justiça ambiental e do desenvolvimento sustentável solidário. Criada em 1967, pelo bispo Dom Mário Teixeira Gurgel, a entidade possui seu escritório em João Monlevade, na sede da Associação Regional de Promoção e Ação Social (Arpas) bairro Vila Tanque.

A Cáritas trabalha de forma integrada, participativa no campo socioeducativo, perpassando sempre pelas políticas de Assistência Social; Criança e Adolescente; Saúde; Economia Popular, Educação; Segurança Alimentar; Previdência Social; Agrária e Agrícola.

Prioriza a promoção da solidariedade e da justiça social, destina garantir a igualdade de oportunidade e de direito da família, da criança, dos jovens – adolescentes em situação de risco, de forma a assegurar o pleno exercício de sua cidadania, propondo a defesa dos direitos sociais e básicos, da participação popular, contribuindo para a conquista da cidadania plena de todas as pessoas.

A Cáritas é a essa Igreja em saída, a igreja que está junto ao povo. Por isso, destacamos muito a nossa missão que é testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus, defendendo e promovendo a vida. Essa é a igreja que o nosso estimado Papa Francisco destaca.

A missão da Igreja missionária vai além das orações, dos cultos e dos templos. Ela vai de encontro com o povo de Deus em suas angústias, suas mazelas, essa é a igreja em missão. Jesus era um missionário e esse Jesus missionário devemos ter dentro de nossa Igreja. Jesus é o nosso Espelho. A missão se faz em oração sim, mas é preciso colocar as mãos na massa junto com os que mais precisam e buscam essa Igreja. Essa Igreja Missionária, participativa.

Dentro dos projetos da Cáritas, nós estamos junto com as família dos encarcerados, acompanhando a Pastoral da Criança, a Pastoral Afro e na luta contra a mineração e o capitalismo desenfreado, na luta em favor dos atingidos/as pelas barragens, na luta do homem e da mulher do campo contra o uso dos agrotóxicos na nossa alimentação (veneno). Estamos na luta pela preservação da nossa Casa Comum e a preservação da vida em toda a sua plenitude.

Somos Cáritas! Somos Solidariedade!