27 de abril de 2024

II Fórum destaca as ações das pastorais sociais e homenageia as mulheres

15/03/2024 . Cáritas

No último sábado, 9, foi realizado o II Fórum das Pastorais Sociais e das Organizações da Sociedade Civil na Associação Regional de Promoção e Ação Social (Arpas) em João Monlevade. Com o tema: Esperança, Resistência e Profecia em perspectiva Sinodal, o evento destacou as ações sociais da igreja por meio das pastorais e dos movimentos.

Aproximadamente 100 pessoas participaram deste segundo encontro  que contou com os três regionais pastorais da Diocese Itabira/ Coronel Fabriciano . O Fórum, integra o  calendário da Diocese e foi promovido pela Cáritas Diocesana de Itabira e também pela Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano. Ele tem como objetivo ser um espaço de integração com a finalidade de desenvolver um trabalho orgânicos das pastorais e organismo sociais.

Estiveram presentes grupos da  Pastoral da Criança, Carcerária, Afro, da Pessoa Idosa, da Juventude, Meio Ambiente, além de grupos quilombolas, de Conselhos e movimentos populares.

Mês das Mulheres – O evento também destacou o papel das mulheres na ação evangelizadora e social. Para lembrar o dia das Mulheres, os participantes do evento trouxeram os nomes de mulheres que desempenharam grande papel dentro e fora da Igreja como a Irmã Doroty  Stang, (mártir da luta pela reforma agrária), Irmã Mônica (São Domingos do Prata), Dona Preta (João Monlevade), Efigeninha (Nova Era), Zilda Arns (Pastoral da Criança), Simone Albuquerque (Conselho de Assistência Social), Irmã Dulce  e tantas outras mulheres que caminharam ao lado do povo mais simples.

O assessor da Cáritas Brasileria Regional Minas Gerais, Elerson Silva, trouxe uma análise de conjuntura sob a luz da Carta Encíclica  do Papa Franciso “Fratelli Tutti “.  Elerson explica que é preciso reconstruir o Brasil e pensar a realidade de uma forma diferente, em que o desenvolvimento tenha como centralidade o bem coletivo e não o lucro individual.

Como um dos encaminhamentos, uma comissão foi organizada para conduzir os trabalhos dentro da dimensão social da igreja.

O padre Gustavo da Silva Alves, presidente da Càritas Diocesana de Itabira esteve no local e deu boas vindas aos presentes.  Durante todo o encontro, passaram pelo local os padres Luiz Augusto Stefani (Luizinho  – João Monlevade), Francisco César  (São Gonçalo do Rio Abaixo) e Hideraldo Veríssimo Vieira ( Itabira).