21 de maio de 2024

Encontro Regional da Tradição Congadeira é realizado em Itabira

30/04/2024 . Notícias da Diocese

“O Rosário me chamou”

O Santuário São Geraldo Majela, em Itabira, acolheu no último domingo, 28 de abril, o encontro regional da tradição congadeira com o tema “O Rosário me chamou”. O encontro teve o apoio da Lei Federal Paulo Gustavo e o Ministério da Cultura.

As guardas de congado, vindas de diversas regiões, foram acolhidas no Salão Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, de onde, após o café, saíram em procissão para o Santuário. Às 11h todas as guardas foram apresentadas e acolhidas no Santuário e foi celebrada a Santa Missa com a liturgia do quinto domingo da páscoa. Pe. Ueliton Neves, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, logo no início da celebração eucarística, acolheu com alegria a todos e ressaltou a importância da tradição congaderia e de as novas gerações irem assumindo a tradição para que a mesma não morra mas se mantenha e se expanda a tantos e tantos lugares. Após a missa, um almoço foi servido a todos na Escola Municipal Cornélio Penna.

Texto e fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Penha / Rayane Dionísio