04 de maio de 2024

Novos Diáconos foram ordenados para servir a Igreja e ao Povo de Deus, na caridade

05/12/2023 . Notícias da Diocese

“Enviai sobre eles, Senhor, nós vos pedimos, o Espírito Santo que os fortaleça com os sete dons da vossa graça, a fim de exercerem com fidelidade o seu ministério.”

Na manhã do último sábado, 02 de dezembro de 2023, no Santuário São Judas Tadeu, comunidade eclesial da Paróquia Cristo Libertador, em Ipatinga, com a participação de Dom Odilon Guimarães Moreira, bispo emérito, de muitos clérigos (diáconos transitórios e permanentes, padres) de nossa e de outras dioceses, de religiosos(as), seminaristas, candidatos ao diaconato permanente e de uma grande porção do Povo de Deus, pela imposição das mãos do Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti, foram ordenados diáconos Lucas Henrique de Araújo (diácono transitório) e Reginaldo Caetano Amorim (diácono permanente). A prece e a imposição das mãos pelo Bispo Diocesano constituíram a parte central do rito de ordenação.

O rito de ordenação começou após a proclamação do Evangelho, com a apresentação dos candidatos ao diaconato. Padre Márcio Soares, Reitor do Seminário Diocesano, confirmou ao Bispo Diocesano que, tendo ouvido os responsáveis, os candidatos são dignos para a Ordem do Diaconato. Os mesmos confirmaram a opção de se colocarem a serviço do povo de Deus.

Após a homilia, os eleitos para a ordem diaconal assumiram publicamente, perante o Bispo, as exigências desse ministério: ser consagrado ao serviço da Igreja; desempenhar, com humildade e amor, o ministério diaconal como colaborador da ordem sacerdotal; guardar o mistério da fé e proclamá-la por palavras e atos; guardar para sempre o celibato; perseverar e progredir no espírito de oração; e imitar o exemplo de Cristo. Além disso, cada um deles prometeu respeito e obediência ao Bispo e a seus sucessores.

Na sequência, com os diáconos prostrados diante do presbitério, foi entoada a Ladainha de Todos os Santos, após a qual se seguiu a imposição das mãos e a prece de ordenação rezada por Dom Marco Aurélio Gubiotti. Depois, cada um dos novos diáconos foi revestido da estola e da dalmática, como sinal do serviço ministerial para o qual foram ordenados.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação