Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

27 de abril de 2024

Bispo Diocesano preside Missa de Instalação Canônica do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano

23/03/2023 . Notícias da Diocese

“Pela graça de Deus”, nosso Bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti constituiu no dia 21 de setembro de 2022, Festa do Apóstolo São Mateus, por meio de decreto, o Tribunal Eclesiástico Diocesano.

No dia 21 de março de 2023, na Capela da Casa de Retiros no Recanto das Mangueiras, situada no município de Coronel Fabriciano, Minas Gerais, região pastoral 3 da Diocese, Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, presidiu a Santa Missa de instalação canônica do referido Tribunal como órgão judiciário da Diocese para decisões de primeira instância.

Na estação da missa, no seu início, o chanceler da Cúria Diocesana, Pe. Adriano Mendes de Pinho, fez a leitura do Decreto e da Provisão de nomeação do Vigário judicial, Pe. Efferson Dionizio Ramos Andrade. Em seguida, este fez sua profissão de fé e o juramento de fidelidade.

Em sua homilia, Dom Marco Aurélio recordou o caminho feito ate então pela Diocese até chegar na criação do Tribunal. Recordou os trabalhos realizados pela Câmara Eclesiástica e dos que contribuíram ao longo destes anos para tornar próxima e acessível aos fiéis a justiça canônica e agradeceu a todos.

Ao final da Celebração Eucarística, Pe. Efferson, Vigário judicial, se dirigiu aos presentes manifestando a alegria da instalação do Tribunal Eclesiástico e agradecendo a Dom Marco Aurélio pela confiança. Junto ao Vigário judicial, soma-se ao corpo jurídico juízes, notários, auditores, assessor jurídico e defensor do vínculo, tendo o bispo diocesano como moderador do Tribunal.

O Tribunal Eclesiástico tem a competência para julgar todas as causas jurídicas não reservadas diretamente ao Romano Pontífice (cân. 1419, § 1), ou seja, causas que se referem à declaração de nulidade matrimonial, imposição de excomunhão, falta contra os sacramentos da Igreja, dentre outros assuntos, exceto em situações que estão estabelecidas no Código de Direito Canônico.

Enfim, o Tribunal Eclesiástico no nosso território diocesano, faz com que a Igreja exerça a justiça canônica, de forma que os fiéis em situações adversas possam receber os benefícios concedidos pela Igreja a seus filhos, sobretudo a salvação das almas.

Deus seja louvado pela ereção e instalação canônica do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano e pelos que se colocam a serviço da Igreja para salvação das almas.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação
Fotos de Ademir Lourenço (Pascom)