03 de maio de 2024

Dom Marco Aurélio aos crismados: “não tenham medo”

23/04/2024 . Notícias da Diocese

“Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem…” (Jo 10,14)

É pela ovelha perdida que Jesus procura. Fazer-se conhecer, em intimidade, é o que Ele deseja. Uma vez que O conhecemos passamos para o lado de dentro do seu redil, aprendendo, aos poucos, a conviver com alguns de seus residentes mais firmes e, para muitos, um tanto “ilustres”: a fé, a esperança e a caridade.

IV Domingo da Páscoa

Ainda celebramos a ressurreição e, em especial, no quarto domingo, o Bom Pastor. Aquele que dá a vida por suas ovelhas.

Pois foi exatamente nesse domingo, 21/04, que 34 fiéis da Comunidade Matriz Nossa Senhora da Saúde e cinco da Comunidade Nossa Senhora de Fátima deram mais um passo para dentro do redil do Bom Pastor.

Amparados por um ano de caminhada na Iniciação à Vida Cristã de Adultos (IVCA), eles assumiram o compromisso de serem verdadeiras testemunhas de Cristo, pela palavra e pela ação, difundindo e defendendo a fé (cân. 879).

Por meio do Sacramento da Crisma, ou Confirmação, os fiéis são vinculados mais perfeitamente à Igreja. Por livre adesão, como cristãos adultos e comprometidos com a missão, eles passam agora a ser enriquecidos com a força especial do Espírito Santo.

Dos 39 crismados, nove celebraram também o Sacramento da Eucaristia.

Padre Paulo Marcony, Dom Marco Aurélio e Padre Anderson Teixeira na celebração da Crisma/IVCA 2024 – foto Pascom

Convertidos e Ungidos

“Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos.” (At 4,12)

A Santa Missa e celebração dos sacramentos, na tarde do domingo na Matriz Nossa Senhora da Saúde, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, e concelebrada pelo pároco Padre Paulo Marcony e pelo vigário Padre Anderson Teixeira. Também participou da celebração o diácono Paulo Barcelos.

Durante a homilia, Dom Marco Aurélio ilustrou como é potente, e imprescindível, a presença do Espírito Santo na caminhada do cristão: “Aquele mesmo Pedro que negou Jesus por três vezes é o homem que agora fala Dele com destemor e euforia. Esse é o Pedro convertido e ungido pelo Espírito Santo”.

Ele ainda reforçou o compromisso de cada um com a missão: “Há ovelhas em todos os lugares, também elas precisam ser pastoreadas. Todas as vezes que nos deparamos com alguém que está longe de Cristo, que ainda não O conhece, é nossa responsabilidade apresentar-lhe Jesus. A gente não pode esconder esse tesouro dos outros. Não é possível guardar esse dom no coração, ele deve ser testemunhado”.

Na sequência, Dom Marco também fez um alerta: “Não podemos esconder as convicções da nossa fé, sobretudo no mundo de hoje. Não tenham medo de vivê-la! Não é possível passar por tudo o que vocês passaram nesta caminhada para chegar até aqui e viverem apenas um catolicismo de tradição. É preciso algo mais”. A fala do bispo foi uma importante chamada de consciência para os cristãos que se dizem católicos, mas que, no fundo, não são movidos pela Palavra que gera a ação e o anúncio.

“O importante é sermos reconhecidos como cristãos pela beleza interior de uma atitude de fé em Jesus” – Dom Marco Aurélio Gubiotti.

Iniciação à Vida Cristã de Adultos (IVCA)

Desde 2017, a Comunidade Matriz Nossa Senhora da Saúde, acolhendo as orientações da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, desenvolve a catequese de adultos seguindo esse modelo.

Cada catecúmeno/catequizando é acompanhado individualmente por um introdutor/catequista. A caminhada é percorrida a partir da Palavra, da sua reflexão e também da partilha da vivência e experiência de cada iniciando.

“A messe é grande e os operários são poucos” também se aplica ao “servir” da IVCA. Todos os anos, dezenas de pessoas se inscrevem para participar da caminhada. No entanto, como o processo é feito de maneira individual, faltam introdutores/catequistas para atender à demanda.

Se você sente o chamado de Jesus para servir nessa missão, fique atento!

No sábado, dia 27/04/2024, haverá uma formação para novos introdutores/catequistas. O encontro será no Salão Paroquial da Matriz Nossa Senhora da Saúde, das 8h30 às 11h30. Lanche partilhado!

Liliene Dante

Acesse a página da Paróquia Nossa Senhora da Saúde no Facebook e confira outros registros da celebração. Clique Aqui.