03 de maio de 2024

75 anos da Paróquia da Saúde: “a verdadeira comunidade de fé tem passado, presente e futuro” – Dom Marco Aurélio

07/04/2022 . Notícias da Diocese

A Comunidade de fé da Paróquia Nossa Senhora da Saúde celebrou na noite de quarta-feira, 6/04, as “Bodas de Brilhante ou Alabastro” – uma união abençoada entre uma porção do povo de Deus e a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Há sempre um tom especial em uma Celebração Eucarística de Ação de Graças, embora, como cristãos, em cada Santa Missa damos graças ao Senhor porque Ele é bom e eterna é a sua misericórdia!

Ainda que estejamos a poucos passos da Semana Maior, o altar adornado pela alvura do branco se destaca em meio ao roxo da Quaresma. Mesmo recolhidos, introspectivos, contritos pelo Tempo da Conversão, cabe em nós a alegria de termos chegado até aqui e o convite para que possamos refletir sobre o andar da nossa caminhada.

Ao fazermos “memória histórica de fé, lembramos de quanto o Senhor tem sido presente e realizou o seu plano de amor nesse nosso caminho como família de Deus, chamada Paróquia Nossa Senhora da Saúde. Memória histórica não é ato de saudosismo, não é para nos fixarmos no passado e vivermos um tradicionalismo ‘encarquilhado’. Relembrar os fatos importantes, as experiências significativas fazem com que a gente se projete alicerçados na virtude da esperança, se projete para o futuro” – Dom Marco Aurélio Gubiotti.

Celebração dos 75 anos

Há 75 anos, no dia 6 de abril de 1946, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, então arcebispo da Arquidiocese de Mariana, criou a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, por indicação do Padre José Lopes de Magalhães, à época vigário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

75 anos depois, no dia 6 de abril de 2022, diferentes gerações do povo de Deus se reuniram neste mesmo templo para dar graças, bendizer ao Senhor.

A Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, e concelebrada pelo pároco Padre Paulo Marcony Duarte Simões. Também serviram na celebração, três novos vocacionados.

Embora numa quarta-feira, e ainda sob os resquícios da pandemia, a Igreja da Saúde recebeu algumas dezenas de fiéis – de crianças a idosos. Dos que ajudaram e ainda ajudam a construir a caminhada até aqui e dos que projetam e serão o futuro da Paróquia.

Fiéis, lideranças e representantes de pastorais, movimentos, serviços e ministérios das três comunidades paroquiais – Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora da Saúde -, celebraram juntos, como uma só família, um só povo de Deus.

“Nós somos a Igreja de Jesus porque vivemos em comunhão, porque permanecemos grudados ao tronco que é Jesus. Não é possível ser Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo sem comunhão” – Dom Marco Aurélio.

O momento de ação de graças foi realizado pelas crianças da catequese, sinal vivo da evangelização e de que o anúncio continua sendo a grande missão da Igreja, de cada batizado. Entre as preces lidas pelas crianças:

– “Nós te louvamos, ó Deus de amor, pelos 75 anos de instituição da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, pela presença evangelizadora, pela justiça anunciada, sendo testemunha de Jesus em fraternidade”;

– “Nós te louvamos, ó Deus de bondade, pelos leigos e leigas desta Paróquia Nossa Senhora da Saúde que, através de atitudes missionárias, são a doce presença do verdadeiro amor de Cristo para com o próximo.”

A presença do leigo(a) é fundamental e não deve ser encarada como um serviço secundário, como um acessório. Em sua homilia, Dom Marco Aurélio destacou a beleza do “Evangelho da Videira” (Jo/cap. 15):

“Jesus compara a relação Dele conosco como a de uma videira, da qual Ele é o tronco e o Pai é o agricultor e nós somos os ramos. Essa imagem é muito bonita porque nela não existe hierarquia. Somos todos ramos, independente do ministério que temos, independente da intensidade e do nosso comprometimento. O que é absolutamente certo é que se nos desligamos do tronco nós não temos vida. E quando a seiva de vida, da graça de Deus não flui mais em nós, nós secamos”.

Ao final da Santa Missa, os fiéis, conduzidos pelo Pe. Paulo Marcony, relembraram, na Semana das Dores, que antecede a Semana Santa, a quarta dor de Maria: “Jesus encontra sua Mãe no caminho do Calvário”.

O pároco, que assumiu oficialmente a Paróquia Nossa Senhora da Saúde em fevereiro de 2020, também relembrou os serviços prestados ao longo destes 75 anos, agradeceu o serviço e dedicação de todos(as):

“Agradeço a toda a equipe que se envolveu, preparou este momento de celebração dos 75 anos da nossa paróquia e a você que veio rezar conosco” – Padre Paulo Marcony.

Liliene Dante

As fotos da Santa Missa em Ação de Graças estão disponíveis na página da Paróquia no Facebook

Fonte: Paróquia da Saúde
Imagem capa: Dom Marco Aurélio Gubiotti e Padre Paulo Marcony na Celebração de Ação de Graças pelos 75 anos da Paróquia Nossa Senhora da Saúde – foto Pascom