07 de maio de 2024

Terceira Edição Típica do Missal Romano é tema da formação do Clero

07/11/2023 . Notícias da Diocese

O clero da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano se encontra reunido, desde a última segunda-feira, dia 06 de novembro, no Recanto das Mangueiras, em Coronel Fabriciano, para uma formação pastoral. A temática é sobre a Terceira Edição Típica do Missal Romano. A assessoria da formação é de Dom Armando Bucciol, Bispo emérito da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia.

Na manhã de terça-feira, 07 de novembro, Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, realizou a introdução à nova tradução tomando por instrumento o livro da Instrução Geral do Missal Romano (IGMR), falando a respeito da celebração do culto litúrgico: a importância e a dignidade da celebração eucarística; a estrutura, elementos e partes da missa; funções e ministérios na missa.

O processo de tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romana começou em 2002, quando foi autorizado pelo Papa João Paulo II, tendo sido necessários 19 anos para a sua conclusão. Os trabalhos foram coordenados pela Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da qual o Arcebispo Emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, fez parte e colaborou no processo de tradução e revisão do texto.

Durante a 59ª Assembleia Geral dos Bispos Brasil, em 31 de agosto de 2022, a tradução da terceira edição do Missal Romano foi aprovada. A confirmação do uso por parte da Santa Sé ocorreu em 17 de março deste ano de 2023.

O uso da nova edição da tradução brasileira típica do Missal Romano é obrigatório para todas as comunidades e paróquias do Brasil a partir do dia 03 de dezembro, primeiro domingo do Advento.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação