O Ano Litúrgico

21/09/2020 . Formação

As Sagradas Escrituras são parte integrante da liturgia da Igreja Católica. Não pode acontecer qualquer celebração litúrgica sem que se leia a Bíblia. Deus nos fala pelos Sacramentos e ilumina os momentos de oração e de culto coma sua Palavra de salvação. A bíblia acompanha e dá sentido a todas as atividades litúrgicas durante o ano.

O ciclo litúrgico é o período em que a Igreja celebra, em cada ano, o Mistério de Cristo Ressuscitado: desde a Encarnação do Verbo até Pentecostes; da espera, do advento e da vinda de Jesus ao mundo, até o início da Igreja com os Apóstolos.

O ano litúrgico começa no advento e termina na festa Cristo Rei.

O ano litúrgico tem duas bases fundamentais: o tempo do Natal e o da Páscoa, com a preparação e com o prolongamento.

O TEMPO DO NATAL

O tempo do Natal tem início no primeiro dos quatro domingos do Advento, um período de preparação para a celebração do Natal.

O tempo do Advento nos prepara para:

– O nascimento de Jesus em Belém

– O nascimento de Jesus hoje em cada um dos cristãos

– A segunda vinda de Jesus, a Parusia, para julgar toda a humanidade.

Logo após o Natal a Igreja celebra a festa dos santos inocentes mártires mortos por Herodes, a festa da sagrada família e a da Epifania.

A Epifania é a manifestação de Jesus, como o Filho de Deus, não só ao povo judeu, mas a todos os povos. Os Três Reis magos, (Baltazar, Gaspar, Melchior), que não deviam ser nem três nem reis, entretanto, simbolizavam todos os povos, raças e nações do mundo inteiro, procurando o Messias e se encontrando com Ele, adorando-o.

O TEMPO PASCAL

O tempo pascal tem início logo depois do carnaval, com a Quarta-feira de Cinzas e a quaresma. Esse é um tempo de vivermos o próprio Batismo, de oração, de purificação, de conversão, de penitência e de partilha; tempo de morrer para o pecado e de ressurreição para a graça de Deus. A data da festa da páscoa é móvel porque acontece sempre na Lua cheia, final de março ou início de abril.

A preparação para a celebração da Páscoa dura quarenta dias; é a Quaresma. As celebrações pascais envolvem a paixão, morte, ressurreição e Ascensão de Jesus ao Céu.

O tempo pascal prolonga-se por quarenta dias; indo da Páscoa até a Ascensão aos Céus e mais dez dias até a festa de Pentecostes, com a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e a festa da Santíssima Trindade.

– Observe-se que a linda festa de Corpus Christi não faz parte do Ciclo Litúrgico, dado que foi colocada no calendário apenas no século XIII.

O TEMPO COMUM

–  O ano litúrgico da Igreja começa não em janeiro, mas em novembro ou início de dezembro. Por exemplo, o Ano B começa no dia 29 de novembro de 2020 e vai terminar no dia 25 de novembro de 2021, com a Festa de Cristo Rei.

O Tempo Comum compõe-se de 33 ou 34 semanas que não estão dentro do Tempo do Natal nem da Páscoa. É o período em que não se celebra algum aspecto especial do Mistério de Cristo, no ciclo anual das 33 ou 34 semanas.

No Tempo Comum se comemora o próprio mistério de Cristo em sua plenitude, principalmente aos domingos. Dentro desse período se comemoram os Santos.

O Tempo Comum inicia-se na segunda-feira depois do dia 06 de janeiro e se estende até a terça feira – de carnaval – anterior ao tempo da Quaresma, quando é interrompido.

Recomeça na segunda-feira após o domingo de Pentecostes e termina na véspera do primeiro domingo do Advento.

LEITURAS BÍBLICAS

Durante as celebrações eucarísticas são proclamadas as leituras bíblicas. Aliás, na Igreja Católica é exigência que se leiam textos bíblicos em todas e quaisquer celebrações. Essas leituras são colocadas na liturgia de um modo lógico e sequencial, evitando-se repetições, usando-se quase integralmente todo o livro da Bíblia, no período de três anos.

LEITURAS BÍBLICAS NAS CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS DOMINICAIS

ANO A – ANO B – ANO C

As celebrações litúrgicas dominicais da Eucaristia foram divididas em ano A, ano B, ano C.

No ano A lê-se o Evangelho de Mateus.

No ano B lê-se o Evangelho de Marcos.

No ano C lê-se o Evangelho de Lucas.

AS LEITURAS BÍBLICAS

Em cada missa, aos domingos, usam-se quatro textos bíblicos na ordem que se seguem:

1. Primeira leitura: tirada do Antigo Testamento – no tempo pascal se lê Atos dos Apóstolos.
  2. Segunda leitura: um dos 150 salmos
  3. Terceira leitura: um texto tirado do Novo Testamento
  4. Quarta leitura: um texto tirado de um dos quatro evangelistas – (Mateus, Marcos, Lucas e João).

Temos durante o ano cerca de cinquenta domingos. Cinquenta domingos vezes quatro leituras semanais dão um total de duzentas leituras bíblicas lidas nas missas por ano.

Em três anos se leem 600 textos bíblicos nas missas dominicais.

DIAS SOLENES DEVOCIONAIS

Padroeiros, festas devocionais como da Virgem Maria ou de algum Apóstolo ou Mártir: Nos dias solenes, especiais e festivos, normalmente se leem as quatro leituras bíblicas como acontece nos domingos.

Pe. Geraldo Ildeo Franco
ilgefran@hotmail.com