Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

26 de abril de 2024

Evangelhos lidos nos dias de semana do Tempo Comum durante o ano

08/09/2020 . Formação

As celebrações litúrgicas, especialmente a da Eucaristia, supõem a existência importante e integrante da Liturgia da Palavra, em que se proclama a Palavra Sagrada para iluminar e dar sentido a cada celebração.

A Constituição dogmática conciliar Sacrosanctum Concilium sobre a liturgia, número 24, afirma o seguinte: O lugar da Sagrada Escritura. É enorme a importância da Sagrada Escritura na celebração da Liturgia. Porque é a ela que se vão buscar as leituras que se explicam na homilia e os salmos para cantar; com o seu espírito e da sua inspiração nasceram as preces, as orações e os hinos litúrgicos; dela tiram a sua capacidade de significação as ações e os sinais. Para promover a reforma, o progresso e adaptação da sagrada Liturgia, é necessário, por conseguinte, desenvolver aquele amor suave e vivo da Sagrada Escritura de que dá testemunho a venerável tradição dos ritos tanto orientais como ocidentais.

Em todas as celebrações da Eucaristia semanais se lê a Palavra de Deus. Para que os fiéis possam ouvir mais textos bíblicos nas celebrações. O mesmo Jesus vivo da Eucaristia está sempre nos falando e nos apelando pelas suas palavras bíblicas de salvação.

As leituras bíblicas foram colocadas em ordem e divididas assim: ano Par e ano Ímpar. Em todas as missas celebradas durante a semana são colocadas as seguintes leituras: 

– Primeira leitura: do Antigo ou do Novo Testamento

– Salmos

– Evangelho.

Os Evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) são lidos durante o ano, nesta sequência:

MARCOS: O Evangelho de Marcos é lido nos dias de semana do Tempo comum, desde a segunda feira da primeira semana do Tempo comum até a nona semana do tempo comum

MATEUS: O Evangelho de Mateus é lido nos dias de semana do Tempo comum, desde a segunda feira da décima semana do Tempo comum até a vigésima segunda semana do tempo comum

LUCAS: O Evangelho de Lucas é lido nos dias de semana do Tempo comum desde a segunda feira da vigésima terceira semana do tempo comum até a trigésima terceira ou quarta do tempo comum. Ou

JOÃO: O evangelho de João é lido durante as semanas do tempo natal e da páscoa, ou em celebrações em que o seu evangelho é lido por ter alguma ligação com o sentido ou o santo do dia.

Pe. Geraldo Ildeo Franco