05 de maio de 2024

Dom Marco Aurélio se encontra com o Papa Francisco durante a visita Ad Limina Apostolorum, em Roma

21/10/2022 . Notícias da Igreja

Na última quinta-feira (20), quarto dia da visita Ad Limina Apostolorum, em um dos momentos mais esperados, nosso bispo diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti, junto aos demais (arce)bispos dos Regionais Leste 2 (Minas Gerais) e 3 (Espírito Santo), encontraram-se com o Papa Francisco, na Biblioteca do Vaticano. O encontro foi esperado por doze anos e, durante o momento com o Santo Padre, os (arce)bispos expressaram alegria e a emoção de estar junto ao Sucessor do Apóstolo Pedro, a quem manifestaram a mais plena comunhão e fidelidade. Durante a conversa, também foram apresentadas questões pastorais das (arqui)dioceses e os (arce)bispos puderam ouvir conselhos e orientações do Pontífice sobre vários assuntos da Igreja e da caminhada pastoral.

Durante o dia, os (arce)bispos também visitaram a Pontifícia Comissão para a América Latina. Com apresentação e relatoria de nosso bispo diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti, um dos assuntos tratados na reunião foi com relação às terras mineiras e capixabas, que também encontram-se em todo o continente latino-americano e caribenho. Como as mesmas enfrentam inúmeros desafios sociais: fome, desemprego, ausência de políticas públicas governamentais na área da saúde, educação, cultura e um processo constante de degradação do meio ambiente, em especial do bioma amazônico. Também foram destacados os dois desastres que marcaram profundamente a vida das comunidades: o rompimento das barragens de rejeito em Mariana e Brumadinho, que ceifaram inúmeras vidas humanas e causaram grandes impactos ambientais.

Em mensagem enviada pelo nosso bispo a todos(as), Dom Marco Aurélio manifestou a alegria do encontro e do acolhimento por parte do Santo Padre, o Papa Francisco e a oportunidade que cada (arce)bispo teve para dialogar com o Santo Padre. Ressaltou ainda que tem sido muito importante as reuniões e visitas aos organismos da Cúria Romana e dos Dicastérios.

Segundo Dom Marco Aurélio, o Santo Padre chamou à atenção para a terceira Guerra Mundial, que está acontecendo em pedaços em diversas realidades do mundo – o que exige dos discípulos de Cristo um esforço para trabalhar pela paz. Diz retornar para nossa Igreja Particular com muitas inquietações mas com o coração cheio de esperança para juntos levarmos adiante a missão de Jesus Cristo confiada a nós, clérigos e leigos.

O Santo Padre recebeu alguns presentes das mãos dos (arce)bispos, entre eles, os bispos mineiros ofereceram ao Pontífice uma férula (espécie de uma cajado que traz em suas mãos quando preside a Santa Missa), obra do jovem artista Júlio Quaresma. A aste principal foi feita de cedro, já a Cruz foi feita em bronze e metal dourado. “Um detalhe importante é que nesta Cruz resplandece a vitória de Cristo, um raio atrás onde figuram pessoas de mãos dadas, formando uma rosácea atrás do Crucificado, um resplendor. Isso nos remete à Páscoa de Cristo por primeiro e a nossa união ao mistério pascal de Cristo”, explicou Dom Geovane Luís da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A rosácea é uma referência à encíclica Fratelli tutti e à sinodalidade, tema do Sínodo de 2023 e 2024.

No final da noite, a comitiva da visita Ad Limina Apostolorum foi recebida na Embaixada do Brasil junto à Santa Sé.

Continuemos a rezar pelo feliz êxito da visita Ad Limina Apostolorum que teve início no último dia 17 e vai até o dia 26 de outubro.

Texto adaptado da CNBB Leste 2
Pe. Ueliton Neves da Silva