Nota de falecimento: Morre o Padre Duíle de Assis Castro, SDB

25/04/2023 . Notícias da Igreja

“A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68).

A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano comunica que, na manhã desta terça-feira, 25 de abril de 2023, faleceu o Padre Duíle de Assis Castro, religioso da Congregação Salesiana de Dom Bosco. O sacerdote, que tinha 81 anos e residia no Colégio Salesiano São José, em Resende, no Rio de Janeiro, estava internado no Hospital no mesmo município, desde o dia 23 de março, devido a um acidente doméstico.

Padre Duíle, de uma família de sete irmãos, filho de Manoel de Assis Castro e Maria José de Castro, nasceu em Marliéria aos 17 de setembro de 1941. Estudou nos Seminários em Pará de Minas, Barbacena, São João del Rei e em Belo Horizonte. Foi ordenado diácono em Vitória aos 25 de junho de 1978 e ordenado presbítero, por Dom Lélis Lara, aos 08 de setembro do mesmo ano, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Marliéria. No ano de 2003, teve a alegria de celebrar seu jubileu de prata em sua terra natal, Marliéria.  Teve um irmão, que também era padre, Pe. Cícero de Castro, pioneiro nas áreas religiosa e educacional em Ipatinga, que faleceu em 1978.

Padre Duíle era o líder religioso da tradicional Romaria Ecológica Dom Helvécio, no Parque Estadual do Rio Doce. Foi um dos diretores da União Brasiliense dos Educadores Católicos (UBEC) e teve grande influência para salvar a Unileste que passava por crises financeiras, conseguindo que a UBEC assumisse a universidade. Pe. Duíle foi um grande religioso, sacerdote e um padre missionário.

Seu corpo será velado a partir das 19h desta terça-feira, dia 25 de abril, na Capela do Colégio Salesiano São José, em Resende, Rio de Janeiro. Às 21h o féretro seguirá para sua cidade natal, Marliéria. Às 10h do dia 26 de abril, quarta-feira, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Marliéria, será celebrada a missa exequial e, logo após, se dará o seu sepultamento no Cemitério Municipal.

Nosso bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti e todo o clero se solidarizam com a Congregação Salesiana e com os familiares do Pe. Duíle de Assis Castro e elevam a Deus orações e preces em sufrágio de sua alma.

Que o Senhor Ressuscitado, aquele que venceu a morte, o receba no céu, junto a Virgem Maria e de São José, seu castíssimo esposo.

Itabira, Sede do Bispado, 25 de abril de 2023.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação