20 de abril de 2024

Dom Lauro divulga Carta ao Povo de Deus sobre A 6ª Romaria das Águas e da Terra

03/04/2023 . Notícias da Igreja

Nesta quarta-feira (29/3), nosso bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, torna pública a sua CARTA AO POVO DE DEUS SOBRE A 6ª ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA DA BACIA DO RIO DOCE, evento que a Diocese de Colatina irá sediar a partir do mês de maio.

Confira na íntegra:

CARTA AO POVO DE DEUS DA DIOCESE DE COLATINA

SOBRE A 6ª ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA DA BACIA DO RIO DOCE

BACIA DO RIO DOCE, NOSSA CASA COMUM

“No princípio, o Espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gn 1,1-2)

A Diocese de Colatina tem a alegria de acolher a 6ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce com o tema que perpassa todas as romarias anteriores “Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum” e o lema específico desta 6ª Romaria que é inspirado em Gênesis 1, 1-2: “No princípio, o Espírito de Deus pairava sobre as águas”. As quatro primeiras Romarias das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce realizaram-se na Província Eclesiástica de Mariana (MG), compreendida pela Arquidiocese de Mariana, Diocese de Caratinga, Diocese de Governador Valadares e Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. A 5ª Romaria realizou-se em Conceição do Mato Dentro, Diocese de Guanhães (MG).

A 6ª Romaria das Águas e da Terra ultrapassa o Estado de Minas Gerais e chega ao Estado do Espírito Santo, onde se encontra a foz do Rio Doce. O Rio Doce atravessa a Diocese de Colatina e desagua no Oceano Atlântico na localidade de Regência, município de Linhares. A região da Diocese de Colatina foi diretamente atingida pelo rompimento da Barragem de Fundão da Samarco no município de Mariana (MG), que acarretou perda de vidas humanas, enfermidades e sofrimentos diversos, perdas materiais, de postos de trabalho, perdas culturais e destruição da natureza, afetando todo o ecossistema regional, naquela que é considerada a maior tragédia socioambiental da história do Brasil. As responsabilidades humanas e sociais devem ser apontadas, as reparações precisam ser feitas e a vida na perspectiva da ecologia integral precisa ser restaurada e cultivada. Os povos originários podem nos inspirar no cuidado e na harmonia com a natureza.

A Revelação Cristã expressa nas Sagradas Escrituras aponta para o “Evangelho da Criação”. A Doutrina Social da Igreja, particularmente no Magistério do Papa Francisco, indica o caminho da ecologia integral e de uma economia que respeite a destinação comum dos bens, a dignidade de cada ser humano, a beleza e a rica diversidade de toda a criação de Deus. Esse mesmo magistério também nos guia para alcançar a melhor política, promotora da fraternidade universal e da amizade social, do diálogo, da justiça e da paz, solidária com os pobres e descartados de todo o tipo, deixados nas periferias sociais, culturais, geográficas e existenciais.

Convido todo o Povo de Deus da Diocese de Colatina, nossas comunidades eclesiais de base, paróquias, pastorais, movimentos, associações, presbíteros e diáconos, religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, ministros leigos e leigas, seminaristas, povos originários, irmãos e irmãs de outras Igrejas e Comunidades Cristãs e de outras religiões, instituições de ensino, autoridades constituídas a serviço do bem comum e todas as pessoas de boa vontade, na promoção e realização desta 6ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. A organização envolve todas as dioceses da Bacia do Rio Doce e conta com a solidariedade do Regional Leste 3 da CNBB. A romaria possibilita o processo de conscientização, de mobilização e de participação das comunidades de fé e de toda a sociedade no sentido de contemplar a vida humana e o planeta dentro da mística do cuidado e da fraternidade.

Realizaremos seminários nas cidades de Baixo Guandu, Colatina e Linhares no mês de maio; teremos a abertura da Semana Missionária com missa no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, no dia 11 de junho, e a continuidade dessa mesma Semana Missionária em Linhares. O ponto alto será a missa em Regência, no dia 18 de junho, seguida da caminhada até a foz do Rio Doce e da colocação da Cruz.

Acolhamos os missionários e romeiros que virão e participemos todos deste evento de graça e evangelização para toda a nossa querida Diocese de Colatina! Que Nossa Senhora da Saúde, Padroeira da Diocese de Colatina, interceda por nós para que tenhamos a “vida em abundância” que Jesus veio nos trazer (Jo 10,10)!

O Senhor abençoe e guarde a todos!

Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa

Bispo de Colatina (ES)