Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

31 de agosto de 2025

Caríssimos irmãos e irmãs, membros da nossa Igreja Particular de Itabira‑Cel. Fabriciano, paz e bem!

“Peregrinos de Esperança” nos preparamos para a 21ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Este é um tempo favorável de partilha, de avaliação, de reflexão, de aprofundamento, de celebração, de tomada de decisões e de comunhão Diocesana.

Durante o período das Assembleias, contamos com a dedicação, o esforço e a participação de todos. A 21ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que acontecerá no primeiro semestre de 2026, será precedida das Assembleias Comunitárias (em agosto e setembro de 2025), Paroquiais (em outubro e novembro) e Regionais (também no primeiro semestre de 2026).

Para ajudar nas reflexões e condução de todo o processo, foram escolhidos o tema꞉ “Igreja, Povo de Deus: Comunhão, Participação e Missão” e o lema꞉ “Como bons administradores da multiforme graça de Deus, cada um coloque à disposição dos outros o dom que recebeu” (1Pd 4,10).

Utilizaremos como material base o Instrumentum Laboris 2 das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e que será aprovado no ano de 2026, como Novas Diretrizes; o Material de Trabalho para as Assembleias; o Plano Quadrienal de Evangelização; o Livro da Caminhada; o Documento Final do Sínodo dos Bispos: Por uma Igreja Sinodal꞉ Comunhão, Participação e Missão; juntamente com as sínteses das Assembleias Comunitárias, Paroquiais, Específicas e Regionais.

Com esperança, motivamos todos os leigos e leigas, os religiosos e as religiosas, o clero – diocesano e religioso – de modo especial, os Párocos e Administradores Paroquiais, a preparar e realizar as Assembleias em todas as comunidades de suas paróquias.

Será necessária uma atenção especial ao grande número de comunidades rurais que temos em nossa diocese, sem descuidar do empenho em assumir o desafio da Pastoral Urbana, para que ninguém se sinta excluído deste processo de ação participativa.

Inspirados pelo tema, “Igreja, Povo de Deus꞉ Comunhão, Participação e Missão”, é importante que todos꞉ fiéis leigos e leigas, consagrados, religiosos e religiosas, clérigos, juntamente com os Conselhos Pastorais ‑ CPC’s, CPP’s, COPAR’s, COPADI e EPAP’s façam acontecer este momento importante para a nossa caminhada Diocesana.
Vai ser fundamental a participação de todos na Assembleia Comunitária, pois ela é a porta de entrada para as outras Assembleias e lugar de maior participação das pequenas comunidades e, para que, nesse processo de escuta, possamos receber as sugestões para o futuro Plano Diocesano de Pastoral.

Para participar da Assembleia Diocesana é necessário que a pessoa tenha participado das Assembleias Comunitária ou Específica, Paroquial e Regional. Este critério não tem o objetivo de excluir, mas incentivar a participação e pertença ao processo reflexivo para melhor conduzirmos a pastoral de nossa diocese.

Como modelo perfeito de cristã, discípula e missionária, pedimos que Maria Santíssima, a Senhora da Conceição Aparecida, nossa Mãe e Padroeira, seja a estrela da evangelização que nos preceda e nos auxilie nesse caminho de Assembleia.

Enriquecidos pela celebração do nosso Jubileu Diocesano e iluminados pelo Ano Jubilar, desejo e espero que possamos todos, unidos em oração, fortalecer nossos vínculos e percorrermos juntos esse tempo de graça, para assim colhermos os frutos da escuta ativa, efetiva e afetiva do nosso povo, para o bem da nossa Igreja Particular.

Que Deus nos conduza e abençoe!

Nossa Senhora Aparecida e São José, roguem a Deus por nós!

Pe. Márcio Rodrigo Mota
Coordenador Diocesano de Pastoral

    Saiba mais