Este adesivo deverá ser colado em uma vela branca de 30×7 cm.
A Vela Jubilar representa a unidade das paróquias que, unidas numa mesma prece, acendem a luz de Cristo para iluminar seu caminho rumo à celebração dos 60 anos de evangelização de nossa Diocese.
Ancorados na Esperança, cada membro do povo de Deus ‑ clérigos, religiosos e religiosas, consagrados, leigos e leigas ‑ com todos os seus movimentos, pastorais e serviços, são representados pelo mapa da Diocese que, no abraço à cruz e à âncora, seguem firmes os passos de Jesus, simbolizando, também, a acolhida e a unidade dos três
Regionais.
A imagem da âncora é sugestiva para compreendermos a estabilidade e a segurança que adquirimos no meio das águas agitadas da vida, se confiarmos no Senhor Jesus. As tempestades nunca poderão prevalecer porque estamos ancorados na esperança da graça que nos impulsiona a viver em Cristo, superando o pecado, o medo e a morte.
ENTRONIZAÇÃO DA VELA JUBILAR
Animador꞉ Há 59 anos, no dia 14 de junho de 1965, o Papa Paulo VI criou a Diocese de Itabira‑Coronel Fabriciano, com uma eclesiologia e ação missionária conforme os ideais do Concílio Vaticano II. A sua essência é missionária e a sua ação é sinodal com os irmãos e as irmãs em busca de uma experiência com Cristo e na vivência do Reino de Deus. Neste ano de 2024, por ocasião da celebração da Festa da Diocese, foi acesa a Vela Jubilar, abrindo as comemorações em preparação dos 60 anos da caminhada de nossa Diocese. Hoje, nossa Paróquia recebe essa chama e a distribui entre as comunidades eclesiais, de forma que todos nós sejamos abrasados pelo amor de Deus que nos une “em só coração e uma só alma” (Cf At 4,32).
CANTO PARA ENTRADA DA VELA JUBILAR
A nós descei, Divina Luz! (2x)
Em nossas almas acendei / O amor, o amor de Jesus! (2x)
1. Vinde, Santo Espírito, e do céu mandai, luminoso raio, luminoso raio!
Vinde, Pai dos pobres, doador dos dons, luz dos corações, luz dos corações!
2. Grande defensor, em nós habitai e nos confortai, e nos confortai!
Na fadiga, pouso; no ardor, brandura e na dor, ternura, e na dor, ternura!
Os representantes das comunidades, num gesto peculiar, acendem suas velas simbolizando a unidade com a Igreja local e diocesana. Em seguida, rezam juntos a oração do Ano Jubilar.
ORAÇÃO PARA O ANO JUBILIAR
Todos꞉ Deus e Pai de bondade, nós vos louvamos e bendizemos pela vossa Santa Igreja constituída na terra como sinal de unidade e comunhão para o gênero humano.
Lado 1꞉ Nas comemorações do Ano Jubilar de nossa Diocese, rendemos graças por tudo aquilo que fizestes em nosso meio e suplicamos o vosso divino auxílio por aquilo que ainda precisa ser feito.
Lado 2꞉ Que nossa Igreja particular de Itabira‑Coronel Fabriciano persevere nos caminhos da história com os olhos fixos em vosso Filho, Jesus Cristo e, impulsionada pelo Espírito Santo, continue levando o Evangelho da Salvação para todos.
Lado 1꞉ Que cada membro do povo de Deus ‑ clérigos, religiosos e religiosas, consagrados, leigos e leigas ‑ com todos os seus movimentos, pastorais e serviços, trabalhem juntos, na unidade e na comunhão com o Espírito Santo, para inflamar nos corações a chama do amor divino.
Lado 2꞉ Que a ação evangelizadora e missionária em cada uma de nossas paróquias torne mais viva a esperança por um mundo restaurado em Cristo, em vista de formarmos um só Corpo, pela fé e pelo amor.
Todos꞉ Que Maria Santíssima, a Senhora da Conceição Aparecida, interceda pela nossa Diocese e, com sua maternal proteção, caminhe ao nosso lado até chegarmos juntos à glória de Deus. Amém!
Pai Nosso. Ave‑Maria. Glória ao Pai.
Ao final pode‑se cantar um canto missionário
Clique aqui para baixar o Arquivo Para Impressão do Jubileu 60 Anos.