25 de abril de 2024

Dom Mário Teixeira Gurgel: Primeiros anos de Bispado

21/05/2021 . Centenário Dom Mário

No dia 18 de junho de 1971, Dom Mário Teixeira Gurgle tomou posse na Diocese de Itabira sob o lema “Sicut qui ministrat – Como quem serve” (Lc 22,27) em Missa celebrada na Capela do Colégio Nossa Senhora das Dores na cidade de Itabira (MG).

Bem relacionado, dotado de notável carisma, Dom Mário sempre foi um pastor zeloso, disponível para atender aqueles que lhe procuravam. Assumiu fora da Diocese importantes compromissos com a Igreja e zelou pelo trabalho pastoral, procurando resolver dentro ou fora da comunidade os problemas que afetavam a caminhada cristã. Dentre suas atividades vale destacar que durante o pontificado de São Papa Paulo VI, Dom Mário foi membro da Congregação para a Propagação da Fé, do secretariado para a União dos Cristãos, do secretariado para os Não-Cristãos, e também membro da Comissão Internacional de Catequese. Participou também do Departamento de Catequese do CELAM e do Sínodo Internacional de Catequese. Na CNBB Leste II, foi responsável pelo Setor de Catequese e Ensino Religioso, e desempenhou várias funções relevantes.

Em seus primeiros anos de bispado e em toda a sua trajetória, Dom Mário, se empenhou no desenvolvimento do espírito comunitário, para provocar a unidade da nossa Diocese em todos os níveis e setores e realizou notáveis ações de cunho social na região de Itabira. Além disso, foi responsável por grande avanços missionários na Diocese.