Dom Mário Teixeira Gurgel: Conquistas, Realizações e Livros Publicados

22/06/2021 . Centenário Dom Mário

Dom Mário realizou notáveis projetos promocionais de cunho social na região de Itabira, junto à Co-sede de Coronel Fabriciano, auxiliado pelo bispo Dom Lelis Lara.

Em suas realizações está o Movimento de Cursilho lançado na Diocese em 1971, a organização da comissão para a construção da Catedral Diocesana em Itabira, junto a APMI (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância), o desenvolvimento do Centro Comunitário do João XXIII. Recebeu medicamentos da Salvatorian Mission dos Estados Unidos, que chegavam em vagões, e da Misereor da Alemanha. Contribuição na Merendinha Irmã Clara, na Pedreira do Instituto, na Fazenda da Bethânia e na construção e reconstrução de casas em vários bairros de Itabira.

Foi presidente da FUNCESI em Itabira, e colaborou na gestão de Dr. Júlio Tércio. Foi provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores, onde realizou, juntamente com toda a equipe, importantes ações para resgatar sua viabilidade. Se tornou Bispo Emérito, em junho de 1996.

Bem relacionado, dotado de notável carisma, continuou sendo um pastor zeloso. Assumiu a comunidade da Pedreira, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Itabira, como Vigário Paroquial e iniciou o Projeto de Construção da Igreja Nossa Senhora das Graças.

Na Legião de Maria foi Diretor Espiritual da Cúria Nossa Senhora Aparecida-Itabira e Assessor da CNBB para a Legião de Maria. Recebeu várias pessoas em sua residência dando atendimento espiritual aos que o procuravam.

Assumiu também fora da diocese importantes compromissos da fé católica, sem descuidar de seu trabalho pastoral, no qual sempre procurou resolver nada melhor forma dentro ou fora da comunidade os problemas que afetavam a caminhada cristã.

Muito bem-humorado, contribuiu com o entretenimento do povo, especialmente o itabirano, não perdendo oportunidades para escrever e contar piadas. Neste gênero, em junho de 2004, lançou seu último livro “Só Rindo”, cuja renda foi revertida para o Hospital Nossa Senhora das Dores e para a construção da Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro da Pedreira, em Itabira.