29 de março de 2024

Dom Vicente Ferreira, celebra Missa do Segundo Domingo do Advento em São José de Brumadinho

08/12/2020 . Cáritas

No segundo Domingo do Advento (6/12), a Comunidade de São José de Brumadinho se reuniu ao redor da Mesa da Palavra e do Pão, para celebrar o compromisso de preservar a vida, a história e a unidade do povo que reside na região. Em Missa presidida por Dom Vicente Ferreira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, referencial da CNBB para o tema da Ecologia Integral, a celebração foi concelebrada pelos Pe. Antônio mais conhecido por Nequinho, Pe. João Batista (Diocese de Caratinga) e contou também com a presença do Diácono Geraldo Evangelista (Diocese de Itabira- Coronel Fabriciano). Estiveram presentes os membros da Comissão de Meio Ambiente da Província de Mariana, Comissão Pastoral da Terra, Caritas Diocesana de Itabira-Coronel Fabriciano, Cáritas Brasileira do Regional Minas, Rede Igreja e Mineração, Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e o Fórum Permanente em Defesa da Bacia do Rio Doce.

Neste Advento, não podemos ser simples espectadores, mas, sim, criadores de futuro. Unidos por uma esperança compartilhada. A Comunidade São José com o apoio da Comissão Diocesana de Meio Ambiente, Rede Igreja e Mineração, querem ser pessoas do Advento, sabendo que nossa história não está escrita e nem fixada ainda, mas que nós mesmos vamos traçando-a, enquanto Deus percorre seu caminho em nós e por nós.

Atualmente 35 famílias de São José do Brumadinho e Laranjeiras precisaram cortar suas raízes de seus próprios territórios devido ao risco de rompimento de uma barragem da Vale. O comparecimento dos moradores, foi celebrado como sinal profético de resistência, ressaltou Dom Vicente, Referencial da CNBB para o tema da Ecologia Integral. Pe. Nequinho, assumiu junto com as comunidades a permanência da Igreja em Defesa da Vida. A presença de moradores de São Gonçalo e Barão de Cocais reforçaram aos moradores locais que não estão sozinhos.

No último dia 29 de novembro, a Comunidade de São José do Brumadinho elegeu sua Comissão e aceitou de coração aberto as parcerias para o registro, inventariado, apoio técnico e espiritual, confiantes numa Igreja ao lado do povo.

Por Ana Maria de Sena
Cáritas- Diocese de Itabira Coronel Fabriciano.