Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

31 de julho de 2025

CEBs Micro Centro II celebra seu 15º Encontro

29/07/2025 . Notícias da Diocese

Representantes da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano participam de encontro das CEBs na Diocese de Guanhães

Aproximadamente 250 pessoas, entre leigos e leigas, padres, irmãs, povos indígenas, quilombolas, vindos da Arquidiocese de Mariana, e das Dioceses de Caratinga, Itabira-Coronel Fabriciano (34 participantes), Governador Valadares e Guanhães, participaram do 15º Encontro das CEBs da Micro Centro II. Este importante momento de reflexão, estudo e celebração, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio – Virginópolis/MG, Diocese de Guanhães, entre os dias 25 e 27 de julho de 2025, e teve como tema: CEBs e Ecologia Integral e o lema “Somos peregrinos da esperança. Ela não nos decepciona.

A atividade contou com a assessoria de Edward Guimarães, teólogo, professor e assessor das CEBs, que abordou a importância da vivência de uma ecologia integral, tendo as referências do magistério do Papa Francisco, os grupos, movimentos e comunidades que desenvolvem o trabalho pela ecologia integral, a partir do Evangelho de Jesus Cristo. O tema foi aprofundado em 10 Oficinas Temáticas, que abordaram: Povos tradicionais: indígenas e quilombolas; Juventudes; Mineração: para que e para quem; Agroecologia; Leitura Popular da Bíblia; Monocultura; Violência, com foco nas mulheres em situação de rua; Recuperação de nascentes e plantio de água; Resíduos sólidos; Religiosidade popular.

A partir das oficinas temáticas, foram destacados como compromissos importantes das Comunidades Eclesiais de Base em nossa Micro a vivencia de uma ecologia integral, como parte integrante do Projeto de Deus, com atitudes pessoais, comunitárias, ação política em nossas comunidades, escuta atenta aos clamores do povo negro, povo indígena, das juventudes e demais grupos que vivem sob a violência da exclusão e intolerâncias. É necessário conter o avanço da mineração predatória, da monocultura, da ganancia pelo lucro. Nossas comunidades possuem diversas experiências de cuidado, experiências de agroecologia, de agroflorestal, de recuperação das nascentes, de espaços para a vivencia da democracia e participação social. É importante fortalecer as inciativas de construção de Pastoral da Ecologia Integral, de grupos de animadores Laudato Si, de associações ambientais e da incidência em conselhos municipais.

Além dos momentos de reflexão e estudos, o encontro contou com momentos fortes de celebração e espiritualidade. A liturgia de abertura destacou as características das Dioceses participantes e a caminhada das comunidades, com momentos e trevas e momentos de muita luz, sendo preciso manter sempre a esperança e vivencia da Boa Nova; a oração inicial do sábado trouxe as juventudes; no sábado fizemos uma caminhada lembrando os cinquenta anos dos Intereclesiais e participamos da missa com a comunidade, presidida pelo Bispo Dom Otacílio; no domingo a oração da manhã fez memória do 11º Intereclesial, acolhido na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, em Ipatinga, destacando a contribuição das cinco Dioceses neste encontro e fazendo memória daqueles e daquelas que já não estão em nosso meio e muito contribuíram para a caminhada das CEBs.

Ao encerramento do encontro, foi anunciado que o 16º Encontro das CEBs da Micro Centro II será acolhido pela Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.