28 de março de 2024

Cáritas Diocesana realiza PMAS

11/03/2019 . Cáritas

A Cáritas Diocesana se reuniu no último sábado (9 de março de 2019), para a construção do PMAS (Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização) do corrente ano, com assessoria de Renata Siviero da Cáritas Regional Minas. O primeiro momento foi de uma experiência orante, trazendo a memória a trajetória das lutas das mulheres, os desafios cotidianos, a necessidade de em tempos sombrios, tecer esperança. Logo após ponderamos o contexto sócio político e cultural, uma análise de conjuntura destacando as atividades mineradoras, os impactos ambientais em nossa região, os crimes da Vale, dependência econômica, adoecimento da população, violência, feminicídio, para logo após refletirmos acerca das nossas ações, trazendo à tona a partir dessas mesmas ações as dificuldades encontradas para que os objetivos sejam atingidos em sua plenitude.

Este foi um momento de construção coletiva, de grande importância para a Cáritas que é a articuladora e mobilizadora das pastorais sociais na Diocese. O fortalecimento e a melhor estruturação das Pastorais Sociais na Diocese é uma meta abraçada pela Cáritas.

A Cáritas em sua missão busca cada vez mais o bem viver de todos, a casa comum, valorizando e apostando em ações locais, comunitárias e territoriais, em relações solidárias em que a luta por direitos e a construção de um desenvolvimento local, solidário e sustentável caminhem juntas.

Somos Cáritas , somos Solidariedade e compromisso com a promoção da vida em plenitude!

Por Ana Maria Sena
Cáritas Diocesana