CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024
A Campanha da Fraternidade é uma proposta evangelizadora da Igreja Católica no Brasil, em preparação para a Páscoa, voltada à conversão pessoal e comunitária.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a Campanha da Fraternidade 2024, inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti.
A Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). Este tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022.
O cartaz da Campanha da Fraternidade apresenta o cenário da comunidade como uma casa, espaço onde acolhe-se os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida.
A mesa, ao redor da qual todos se encontram – indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestante, crianças, jovens, cadeirante, adultos e idosos – remete ao sacramento da amizade de Deus com a humanidade. As janelas apontam uma casa aberta aos desafios do mundo e da realidade no mundo urbano e rural.
No meio da cena está o Papa Francisco. O Santo Padre usa a cruz de dom Helder Câmara, que participou da fundação da CNBB em 1952, no Rio de Janeiro, sendo o primeiro secretário-geral da Conferência. Esta imagem recorda as semelhanças entre estes dois grandes homens de fé, que tanto colaboraram e colaboram com a história da CNBB e da Igreja no Brasil e no Mundo.
COLETA DA SOLIDARIEDADE
Os Fundos de Solidariedade promovem a fraternidade entre as diversas regiões do Brasil, e tem por objetivo promover a erradicação de vulnerabilidade e risco social ao atenderem projetos com dificuldade de obterem financiamento.
Toda e qualquer entidade, sindicato, paróquia, organização não governamental pode ter seu projeto acompanhado por recursos do Fundo da Solidariedade.
O resultado integral da coleta de todas as celebrações do Domingo de Ramos, é encaminhado á Cúria Diocesana.
Esta, por sua vez, encaminha 40% do total para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), para apoiar e manter projetos sociais. Em breve, editais serão lançados no site da CNBB.
COMO AJUDAR
Nas paróquias no dia 24 de março – Durante as celebrações do DOMINGO DE RAMOS, no dia 24 de março, o cristão ou a cristã poderá fazer sua oferta com qualquer valor, durante as celebrações em todas as paróquias.
Depósito bancário – O cristão ou a cristã, também poderá realizar o depósito bancário em qualquer valor para a Cáritas Diocesana de Itabira para o acompanhamento de projetos
Banco do Brasil – Agência: 767-6
Conta Corrente: 22974-1
CNPJ: 20962437/0001-13
pix: caritas.diocese@gmail.com