07 de setembro de 2024

14/06/2024 . Publicações Oficiais

COM RENOVADA ESPERANÇA, RUMO AO JUBILEU DIOCESANO 2025
É TEMPO DE ORAÇÃO!

Meus irmãos e minhas irmãs, na alegria e paz, quero saudar a todos os fiéis da nossa querida e amada Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano: ministros ordenados, religiosos e religiosas, seminaristas, irmãos e irmãs de caminhada pelo santo Batismo.

Iniciamos o Ano da Oração, neste ano de 2024 e celebraremos o Ano da Esperança, em 2025.  Em consonância com o Ano da Oração somos convidados a celebrar com maior intensidade o Ano Jubilar Diocesano, 2024-2025, que iniciou no dia 09 de junho, nas três regiões pastorais. Neste jubileu somos chamados a trazer aos nossos corações os 60 anos de nossa caminhada e firmarmos sempre mais os passos como discípulos missionários de Jesus Cristo neste chão sagrado.

Somos chamados a vislumbrar nos fatos e acontecimentos cotidianos os sinais de Deus, a graça que irrompe entre nossas fragilidades e incoerências. À luz da fé poderemos testemunhar sua presença permanente na nossa história. Somos um Povo que caminha, que tem uma bela história marcada por expressões de empenho, fidelidade, resistência e ousadia evangélica. Desde o nosso primeiro Bispo diocesano a Igreja de Itabira-Coronel Fabriciano foi se consolidando sobre as sólidas bases da Eucaristia, da Palavra, da Ação Missionária e da Caridade.

O jubileu diocesano nos oferecerá oportunidade de conversão pessoal e pastoral, com os olhos fixos em Jesus. Por isso, a celebração dos 60 anos de nossa Diocese deve ser um tempo de purificação, de crescimento na santidade de vida.

O ano jubilar diocesano deverá também ser oportunidade para dar maior visibilidade à presença da Igreja na sociedade. Iniciativas neste sentido devem ser promovidas em todos os municípios da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, bem como também realizadas no âmbito diocesano.

Temos sempre a presença de Nossa Senhora Aparecida, nossa amada padroeira, confiamos na sua intercessão, para que não falte na celebração do nosso jubileu, o vinho novo, Cristo Jesus.

Desejo a todos um abençoado Ano Jubilar Diocesano, na força da oração e da esperança.

Dom Marco Aurélio Gubiotti
Bispo Diocesano