Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

17 de abril de 2024

Portugal: Lisboa acolhe Congresso Internacional sobre o Cuidado da Criação

26/06/2023 . Igreja

No âmbito da XXXVII Jornada Mundial da Juventude JMJ Lisboa 2023), terá lugar no próximo dia 31 de julho na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, o IV Congresso Internacional sobre o Cuidado pela Casa Comum, sob o título “O empenho dos jovens com a ecologia integral – Estilos de vida para uma nova humanidade”.

O encontro é organizado pela Fundação João Paulo II para a Juventude, instituição do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (UCP). O Congresso Internacional de Lisboa, lê-se numa nota dos organizadores, surge na sequência dos três encontros anteriores que enfrentaram questões relacionadas ao meio ambiente e realizadas durante a JMJ do Rio de Janeiro em 2013, de Cracóvia em 2016 e de Panamá em 2019.

O tema da salvaguarda da Criação, como bem sabemos, é particularmente caro ao Papa Francisco, que convida todos, especialmente os jovens, a tomar consciência dos desafios que ele mesmo destacou com a encíclica Laudato si’ e a buscar os caminhos para promover uma cultura da tutela da criação.

A nota do Dicastério informa ainda que o Congresso é organizado para estimular o encontro e o diálogo entre os jovens que vão participar e os especialistas que oferecerão as suas reflexões sobre 5 áreas da vida humana: economia – educação e vida familiar – recursos naturais – política – tecnologia.

O objetivo do intercâmbio de ideias é articular em conjunto uma reflexão sobre os estilos de vida já adotados, mas, sobretudo, sobre estilos novos ainda por adotar, para enfrentar preparados o desafio cultural, espiritual e educacional que espera as novas e as futuras gerações, em vista a uma nova humanidade que olhe para a Terra não como um recurso que se deve explorar, mas como um dom de Deus para a humanidade.

Os participantes serão jovens universitários delegados de Conferências Episcopais, Movimentos e Associações internacionais, de Universidades católicas, que já estarão em Lisboa para participar na JMJ.

Finalmente, como nas edições anteriores, os trabalhos do Congresso se concluirão com um documento, um Manifesto final fruto da discussão e base para futuras ações e reflexões. A novidade mais interessante do encontro – informam finalmente os organizadores – é que alguns ambientes digitais serão “habitados” mediante o uso da tecnologia imersiva do metaverso, para tornar mais inclusiva e acessível a participação no encontro.

Vatican News