05 de maio de 2024

Pastoral Nacional do Povo da Rua lança revista anual com projetos e iniciativas de 2022

13/04/2023 . Igreja

A primeira edição de “Entre Ruas e Praças: um jeito de caminhar” apresenta os resultados das principais ações realizadas pela Pastoral Nacional do Povo da Rua em Belo Horizonte/MG e outras capitais brasileiras.

Nesta quinta-feira, 13 de abril, a Pastoral Nacional do Povo da Rua apresenta a primeira edição da revista anual “Entre Ruas e Praças: um jeito de caminhar”, publicação digital que detalha os principais projetos e iniciativas do ano de 2022 realizados em Belo Horizonte/MG e outras capitais brasileiras.

A revista, que pode ser acessada por aqui, também traz depoimentos de pessoas que tiveram trajetória de vida nas ruas, lideranças da Pastoral, instituições parceiras e empresas amigas da rua, que ajudam na implementação dos projetos, transformando solidariedade em ações concretas e oportunidades de recomeço e vida digna para a população de rua.

A publicação apresenta o Programa Empreendendo Vidas, que promove geração de emprego e renda para pessoas em situação ou com trajetória de vida nas ruas, por meio de grupos de economia solidária, apoio a empreendedores individuais e incentivo ao trabalho com carteira assinada. Também traz os novos passos para a implantação do novo Canto da Rua em Belo Horizonte, que oferecerá um espaço permanente para atendimento integral às pessoas em situação de rua, contando com o apoio de parcerias públicas e privadas. Ainda relembra as discussões da VI Assembleia da Pastoral Nacional do Povo da Rua, em Belo Horizonte, com a participação de 86 pessoas de 31 cidades e destaca a Campanha Nacional de Moradia “Chega de Esperar: Moradia para a Pop rua já“, lançada no Congresso Nacional Eucarístico de Recife/PE, em novembro de 2022.

“A revista da Pastoral do Povo da Rua nasce no tempo propício da Páscoa, em cujo centro está Jesus, o homem que viveu nas ruas da Galiléia e da Judeia anunciando a chegada do Reino de Deus. Portanto, essa publicação quer ser fruto das experiências na Rua. Afinal, somos uma Pastoral que deseja se comunicar, compartilhar experiências e atividades, e que há mais de quatro décadas vem aprendendo a ser testemunha do Reino junto à População em Situação de Rua”, ressalta Dom José Luiz Ferreira Sales, C.Ss.R. Bispo de Pesqueira/PE e referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Pastoral do Povo da Rua.

Pastoral do Povo da Rua
Com o início das atividades nos anos 50, a Pastoral do Povo da Rua foi reconhecida oficialmente pela Igreja do Brasil, por meio da CNBB, em 2001. Presente em 18 estados e 39 cidades, tem a missão de ser presença junto à população de rua e catadores de materiais recicláveis que vivem no contexto urbano, reconhecendo e celebrando os sinais de vida presentes nessas histórias e devolvendo ações que transformem a situação de exclusão em projetos de vida para todas as pessoas.

Links para acesso à revista: