Entre os dias 15 a 18 de junho, tivemos a grande alegria de receber na Paróquia, o nosso Bispo Dom Marco Aurélio, para a Visita Pastoral. Foi um tempo de graça, onde experimentamos a sua proximidade de forma mais intensa, com momentos fortes entre várias atividades que aconteceram.
Desde antes da sua chegada, para além do programa intenso de atividades que foi preparado com bastante empenho e dedicação, nossas comunidades, nosso povo aguardava com expectativa e esperança de que sua presença fortalecesse em todos nós o sentido de comunhão, o compromisso de participação e o sentimento de pertença ao povo de Deus. Foi um tempo forte, e no ensejo deste ano em que comemoramos 30 anos de fundação da Paróquia São Luis de Montfort, um grande motivo de ação de graças, de renovação espiritual e do ardor missionário para todos que de maneira especial participaram. A Visita Pastoral se tornou oportunidade para dar novo ânimo à ação evangelizadora.
Nos encontramos com várias comunidades para uma conversa com o Bispo, que foi acolhido com muita alegria e que nos transmitiu em cada encontro a sua mensagem de pastor. Também foram muito importantes e significativas as visitas aos enfermos e às crianças do projeto social da Fundação Crê-se, que acontece em uma de nossas comunidades com a parceria da Cáritas Diocesana. O encontro com as Filhas do Sagrado Coração de Jesus e a celebração da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Hora Santa de adoração ao Santíssimo Sacramento pela Santificação do Clero com a presença de vários padres do Regional II, foram momentos fortes de fraternidade e espiritualidade entre nós.
Durante estes dias, também nos reunimos com os representantes do CPP e da Comissão para a criação de uma nova paróquia. A reflexão proposta pelo Bispo, a partilha mútua num tempo privilegiado de escuta ajudou significativamente as lideranças que valorizaram muito essa experiência.
Com a celebração da Missa de cada dia que foi preparada com muito esmero, as comunidades puderam se reunir. E embora não sendo possível ter um encontro específico com todas as comunidades, a Visita Pastoral atingiu toda a Paróquia em seus setores.
No contexto do Ano Vocacional, um outro momento muito marcante da Visita foi o encontro com os jovens da Crisma, da Pastoral Jovem e do Ministério de Coroinhas. Com a reflexão sobre a vocação e as inquietudes dos jovens que o Bispo pôde acolher e num momento de muita proximidade, conversar e responder perguntas.
A Visita terminou com uma celebração Paroquial solene e o povo ficou muito feliz e agradecido por estes dias que foram breves, mas intensos, que deixaram marcas no coração das pessoas e um impulso para seguir adiante.
Padre Guilherme Brandão Ferreira, SMM
Pároco da Paróquia São Luis de Maria Montfort