Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

10 de janeiro de 2025

Seminário das Pastorais Sociais acontece em Ipatinga

04/07/2022 . Notícias da Diocese

Retornando às atividades presenciais após o período de reclusão imposto pela Pandemia do COVID-19, as Pastorais Sociais do Regional III estiveram reunidas no sábado, dia 02 de julho no Espaço da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Ipatinga para realização do seu Seminário, de acordo com o Calendário diocesano.

As Pastorais Sociais encarnam nas comunidades cristãs a sensibilidade, a atitude e a coragem de Jesus em relação aos últimos da sociedade. São, ao lado das CEBs (Comunidade Eclesiais de Base) uma expressão da opção preferencial pelos pobres e um instrumento de seu compromisso com a transformação das estruturas sociais”, segundo o Livro da Caminhada, pág. 124.

“Possa cada Igreja, cada comunidade cristã ser um lugar de misericórdia e compaixão no meio de tanta indiferença” ensina o Papa Francisco.

Na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, o grupo compõe-se entre outras por representantes das Pastorais Carcerária, da Criança, da Juventude, da Pessoa Idosa, Pastoral Operária, da Esperança, da Moradia, do Migrante, da Sobriedade, do Menor, dos Surdos, da Saúde e Pastoral Afro.

Seminário

Após a Acolhida, café, credenciamento e oração Inicial, foi realizada a primeira atividade do dia, com o Assessor Vicente Bueno, Secretário Diocesano de Pastoral. Ele falou sobre a organização das Pastorais Sociais a partir do PAEP (Plano de Ação Evangelizadora e Pastoral) e também como implantá-lo nas paróquias.

Vicente deixou claro que, conforme definição da última Assembleia Diocesana, as prioridades de ação pastoral são a Juventudes, Pastorais Sociais e Meio Ambiente. “Isso não quer dizer que as demais pastorais estejam esquecidas. Ao desenvolver ações em qualquer dessas três frentes, as outras podem e devem ser chamadas para complementar e ser objeto das ações”, concluiu.

Após o almoço, a segunda atividade prevista para o dia ficou por conta do Padre Pascifal José do Nascimento, que fez uma palestra sobre Relações Humanas. Mais que uma palestra, foi um proveitoso bate-papo sobre o tema, “muito complexo e causa da maioria dos problemas e fracassos das empreitadas humanas”.

É importante buscar conhecimento para saber agir; conhecer nós próprios e os demais atores de nossas relações, que são quatro: primeiro nosso relacionamento com Deus, com o Criador; segundo, nosso relacionamento com a Natureza; Terceiro, o relacionamento com as outras pessoas e, por último, o relacionamento com nós mesmos. Nunca deixar de questionar e aprofundar nessas relações constitui a chave do sucesso das nossas atitudes”, concluiu.

O próximo encontro das Pastorais Sociais será dia 21 de Agosto de 2022 quando se tratará do Grito dos Excluídos e as Eleições desse ano, além de montar o Calendários de atividades para o ano de 2023.

Texto e Fotos: José Aparecido Pascom