07 de setembro de 2024

Romaria da Terra e das Águas é realizada na cidade de Naque

20/06/2024 . Notícias da Diocese

O dia 16 de junho ficou marcado com a realização da sétima Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Vale do Rio Doce, na cidade do Naque.

O evento, que aconteceu no último domingo, teve como tema “Bacia do Rio Doce, nossa casa comum” e lema “Construindo novos céus e nova terra, com repactuação justa e participação popular, vimos anunciar e denunciar” (Isaías 65, 1).

A anfitriã da Romaria foi a Paróquia Santo Antônio da Diocese de Governador Valadares. Marcaram presença na romaria Dom Francisco Cota, bispo da Diocese de Sete Lagoas e referencial da Comissão do Meio Ambiente e da Rede Igreja e Mineração; Padre Marco José de Almeida da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, coordenador da Romaria das Águas e da Terra da Província Eclesiástica de Mariana e Comissão de Animação em defesa da Bacia do Rio Doce.

A Romaria teve o apoio do Instituto Padre Nelito Nonato Dornelas. Os romeiros foram recepcionados pelos paroquianos com café da manhã e uma calorosa animação com cantos da caminhada. Nos reunimos em defesa da vida, do meio ambiente, e, para isso, é preciso mudar hábitos, mudar o jeito de produzir e consumir.

É preciso estar atento às mudanças climáticas e começarmos a exercitar o respeito à terra a partir de nossas casas. Busquemos evitar a destruição do meio ambiente. O Papa tem nos falado do meio ambiente, sobre a dimensão socioambiental da fé e da evangelização e a necessidade de estimular o enfrentamento em favor da Ecologia integral.

Fotos e texto: Maria de Lourdes Messias
Pascom