A Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Alvinópolis, acolheu no último sábado, 19 de agosto, no espaço pastoral da Congregação das Irmãs da Beneficência, uma Tarde de Espiritualidade com educadores da Região Pastoral 2, da Diocese de Itabira Coronel Fabriciano, uma tarde muito especial de formação, espiritualidade e integração, momento de fortalecimento e de compromisso com a construção da Pastoral da Educação.
Com a assessoria do Seminarista Júlio César, que se ordenará Diácono Transitório no dia 9 de setembro em Itabira e do Diácono Permanente João Paulo de Oliveira, o encontro contou com 30 participantes e presença significativa de professores do Município anfitrião.
A programação teve início com uma calorosa acolhida do Pe. Marcos Rosa, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que conduziu o momento orante. Em seguida, o Seminarista Júlio César fez apresentação da proposta de atividades do evento e abriu para apresentação dos presentes, assim como suas expectativas.
Após apresentação, com muita serenidade, o Seminarista conduziu um profundo momento de espiritualidade, orientando primeiro a leitura orante do texto do evangelho de João 8,1-11, iluminado com uma reflexão a partir do texto da CF 2022: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf Pr 31,26). Através da pessoa de Jesus Cristo, exemplo de educador, “todo educador, seja ele católico ou não, se olhar para Cristo vai descobrir um grande educador que não só passa conhecimentos, mas forma as pessoas por inteiro. Jesus é aquele que ensina aquilo que há de mais importante na vida humana, que é o amor, virtude principal que une e eleva todas as pessoas”. Neste embalo de proximidade com o pedagogo Jesus, houve um intervalo para um delicioso lanche e partilha de vivências.
Em prosseguimento, o Diácono Permanente João Paulo de Oliveira trouxe sua experiência de educador e apresentou de maneira sucinta e interativa a Pastoral da Educação. A Pastoral da Educação é a presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação, possibilitando, por meio de processos pedagógicos, dinâmicos e criativos, o encontro das pessoas com os valores do Reino de Deus.
Trata-se, portanto, de uma reflexão e ação conjunta que questiona criticamente, à luz dos valores evangélicos, a educação em si, os processos educativos e as estruturas das instituições e movimentos de Educação, bem como a vida e ação dos educadores-pais, professores, comunicadores, formadores de opinião e pessoas que influenciam direta e indiretamente na formação humana.
Para finalizar, Ana Maria de Sena, Secretária Pastoral da Região 2, provocou a construção de um grupo de referência que ajude a pensar e construir o caminho da Pastoral da Educação na região. Sendo na Paróquia Nossa Senhora do Rosário a Ana Luiza Moreira Quaresma, na Paróquia São Miguel a Aparecida Maria Euzébio, na Paróquia São Luís Maria de Monfort a Célia Andrade, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição a Patrícia Aparecida dos Santos, e na Paróquia São José do Goiaba a Neide Miranda. A Referência Regional será Patrícia Aparecida dos Santos.
As atividades encerraram-se rezando à Maria, Mãe Educadora, pedindo luz e discernimento, e por fim, recebemos o envio do Diácono Permanente João Paulo de Oliveira.