07 de maio de 2024

Paróquia Sant’Ana realiza Assembleia Paroquial

31/10/2023 . Notícias da Diocese

No último domingo, 29/10, aconteceu, na Paróquia Sant’Ana, em Santana do Paraíso (MG), a Assembleia Paroquial de 2023. O evento proporcionou momentos de oração, avaliação e formação de lideranças; no ensejo, os coordenadores das comunidades e os representantes das pastorais e movimentos receberam subsídios para organizarem o planejamento de 2024.

Em sintonia com a primeira fase do Sínodo sobre a sinodalidade, encerrada em Roma, no mesmo dia, o Diácono Euder Deli Santos abriu a Assembleia Paroquial com uma meditação sobre a UNIDADE DA IGREJA à luz do Evangelho (Jo 15 e 17), do ideal de comunidade cristã (At 2,42) e do modo de ser da Igreja sinodal conforme o Papa Francisco.  Em sua reflexão, apresentou a história da Paróquia Sant’Ana e o seu compromisso com a Igreja de comunhão, participação e missão.

No período da tarde, o responsável pela paróquia, Pe. Cleverson, fez o levantamento da ação evangelizadora e pastoral presente nas comunidades. Em sua explanação, lembrou que a sua posse na paróquia ocorreu no dia 18 de fevereiro de 2023, e desde que chegou em Santana do Paraíso, percebeu o potencial dos fiéis leigos que atuam na animação pastoral. Segundo o sacerdote, “existe uma valorosa diversidade de dons e carismas nas comunidades” e comparou este cenário com uma linda colcha de retalhos: “as comunidades são os retalhos irregulares da colcha costurados pela linha da unidade, que é desejo do próprio Cristo… ‘sejamos um para que o mundo creia’ (Jo 17,21)”.

Os coordenadores das comunidades e os representantes das pastorais e movimentos aprofundaram os temas: gestão de pessoas — líder, equipe, motivação e comunicação — e planejamento pastoral. E a partir desses impulsos, os líderes avaliaram a caminhada pastoral da Paróquia e receberam um referencial teórico para planejar as atividades de 2024. O evento foi concluído com uma Missa.

Na avaliação do Pe. Cleverson, a Assembleia Paroquial de 2023 foi “momento forte de integração, oração e formação. Nela conhecemos um pouco mais da nossa história e reafirmamos o nosso compromisso de sermos uma Igreja de comunhão, participação e missão. Gratidão aos colaboradores das equipes de trabalho e aos representantes das comunidades de nossa amada paróquia”.

Um pouco de história

A Paróquia Sant’Ana foi desmembrada da Paróquia Santo Antônio de Mesquita (MG), em 1969, sendo o Pe. José Lodewiks o seu primeiro pároco (1969-1974). Entre os anos de 1974 e 1975, o Pe. José Martinho Carnelius, pároco da Paróquia São Sebastião de Joanésia (MG), administrou sacramentos na Matriz de Sant’Ana. O Pe. Waldo José Pignaton, C.Ss.R, também animou a pastoral da Matriz (1975-1982). Durante os primeiros anos de sua existência, a Paróquia Sant’Ana esteve ligada à Paróquia Santo Antônio. Na primeira metade da década de 1980, os padres da Paróquia Cristo Rei, de Ipatinga (MG), começaram a atender a Matriz. A partir do ano de 1985, o Pe. Massimo Ferrio (1985-1995) começou a ficar um final de semana por mês para atender as comunidades e colaborar com a edificação de novas igrejas: São Francisco de Assis, São José (Boa Vista) e Nossa Senhora de Lourdes, Achado de baixo. Neste contexto, as comunidades Nossa Senhora Aparecida do Águas Claras e do Industrial estavam ligadas à Paróquia Cristo Rei. No final da década de 1990, com o Pe. Marcos Antônio Rosa (1995-2002), foi construída a igreja do Achado de cima. No início dos anos 2000, a Paróquia Cristo Libertador, de Ipatinga (MG), cedeu o Pe. Grimaldo Patrício para assitir, nos finais de semana, as comunidades de Santana do Paraíso (2003-2004). Neste ínterim, as comunidades Águas Claras, Industrial e (Ipabinha) foram incorporadas à Paróquia Sant’Ana. O Pe. Paulo da Rocha (2004-2008) iniciou a construção da igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Residencial Paraíso. Em 2006 foi celebrada a primeira Missa no Jardim Vitória, comunidade Nossa Senhora de Fátima. Na década de 2010 surgiram as comunidades São Joaquim, atualmente São Pedro, Nossa Senhora das Graças, Alto Santana, Nossa Senhora de Guadalupe, Residencial Bethânia, e São José Operário que se reúne uma vez por mês nas casas do loteamento São José.

Pascom: Paróquia Sant’Ana – Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano