Na última quarta-feira, 20 de setembro, Dom Marco Aurélio presidiu a Santa Missa no C3 (Centro Comunitário cristão), celebração que aconteceu para envio dos casais que estão trabalhando no ERM de 206º. Esta celebração contou com a presença do Diácono Elias, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ipatinga.
O Encontro de Revisão Matrimonial – ERM, nasceu por iniciativa de alguns casais que, conscientes da importância do matrimônio que é base da família, esforçaram-se para implantá-lo aqui no Vale do Aço. Eles participaram do Encontro de Revisão Matrimonial na Casa das Bodas de Caná em Belo Horizonte, fundada por Padre Osvaldo Gonçalves, e trouxeram a dinâmica dos trabalhos para o Vale do Aço, com a ajuda de alguns sacerdotes, incluindo o Padre Osvaldo, montaram a estrutura do encontro e o realizaram aqui. O primeiro encontro, realizou-se no ano de 1975, na Escola Márcio Cunha, no Bairro Horto em Ipatinga.
Os primeiros encontros foram realizados nas dependências dos Colégios Márcio Cunha (Horto), Maurílio Albanese (Bela Vista) e Polivalente (Cidade Nobre) em Ipatinga, e a partir do 18º encontro, começou a ser realizado no C3 (Centro Comunitário Cristão), local que teve início com o senhor Jair Gonçalves que fez a doação do terreno, a construção da casa, e foi concluído com doações dos casais. Está localizado no bairro Panorama em Ipatinga.
Os Encontros de Revisão Matrimonial do Vale do Aço, acontecem quatro vezes ao ano, no C3. Envolvem-se em cada encontro, cerca de 95 casais trabalhando, das três cidades do Vale do Aço (Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo), e estes acolhem 30 novos casais participantes a cada encontro de diversas Comunidades. Para participarem deste encontro a única condição é que estes casais tenham o Sacramento do Matrimônio.
Após fazerem o encontro, os casais são enviados para as suas comunidades e incentivados a participarem de grupos de casais ou em outra pastoral da comunidade conforme seja a sua escolha. A partir de sua inserção na comunidade, começam a trabalhar ajudando outros novos casais, o que mantém este movimento vivo há mais de 47 anos.
Durante todos estes 47 anos de movimento, o Encontro de Revisão Matrimonial sempre contou com o apoio de um Diretor Espiritual. Desde o primeiro Encontro, em uma linha cronológica, podemos assim posicionar:
Pescattori que foi possível organizar o movimento de forma mais consolidada e conseguir a construção da casa onde até hoje acontecem os encontros em Ipatinga. Atualmente mora na Congregação Jesuíta em Belo Horizonte.
Após os trabalhos iniciados no Vale Aço, alguns casais se empenharam em levar este mesmo encontro para outras cidades dentro e fora da nossa Diocese. Em nossa Diocese, realizou-se o Encontro de Revisão Matrimonial nas cidades de Itabira e João Monlevade. Hoje no Vale do Aço, estamos realizando o 206º, após 2 anos parados por causa da pandemia. Já nas Cidades de Itabira foram realizados 54º encontros, e João Monlevade 22º encontros. Fora da nossa Diocese, foram realizados encontros em Almenara e Governador Valadares.
Agradecemos imensamente o apoio que temos recebido por parte dos sacerdotes em nossos trabalhos, pois em todos os encontros realizados, foi possível contar com o apoio deles. Dom Odilon, nosso Bispo Emérito, também já participou e ainda hoje continua a ajudar em alguns encontros.
A Coordenação do Movimento de Revisão Matrimonial, desde já agradece o acolhimento de nossos trabalhos, e nos colocamos a disposição do senhor Bispo Dom Marco Aurélio e todos os sacerdotes, para também contribuir em suas necessidades pastorais.
Casal coordenador do ano de 2023
Robson e Laurinda
Casal coordenador do ano de 2023
Robson e Laurinda