Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

10 de janeiro de 2025

Nota de pesar e solidariedade pela páscoa de Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Mariana

27/07/2023 . Notícias da Diocese

 “Até a morte, aliás, não é de forma alguma aventura sem esperança: é a porta da existência que se abre de par em par à eternidade e, para aqueles que a vivem em Cristo, é experiência de participação no mistério da sua morte e ressurreição”. (Evangelium vitae)

A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, através de seu bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, manifesta solidariedade fraterna ao arcebispo, Dom Airton José dos Santos, ao clero, religiosos(as), seminaristas e a todos os fiéis leigos e leigas da Arquidiocese de Mariana, pela páscoa de seu Arcebispo Emérito, Dom Geraldo Lyrio Rocha, ocorrido na madrugada de quarta-feira, 26 de julho. O arcebispo estava na Diocese de Xingu-Altamira, no Pará, desde o último domingo, 23 de julho, para orientar o retiro espiritual dos padres da diocese. Tendo sofrido uma queda e fraturado fêmur, em função de uma parada cardiorespiratória, faleceu santamente.

O ministério de Dom Geraldo foi pautado pelo princípio evangélico da opção preferencial pelos pobres. Viveu para servir, com total entrega, à porção do povo de Deus que lhe foi confiado. Dentre tantas virtudes, destaca-se: homem de humildade, oração, misericórdia e de luta pela justiça social, principalmente em defesa aos pobres; pai de uma sensibilidade humana encantadora e verdadeiro exemplo de cristão.

Deus seja louvado pelo chamado e envio de Dom Geraldo a serviço da Igreja, de modo particular, à Igreja da Província Eclesiástica de Mariana, Minas Gerais.

Bendigamos ao Senhor por sua vida. Que seu legado continue a ressoar, aumentando seu alcance e inspirando os fiéis ao mesmo empenho no anúncio e vivência do Evangelho. Que os frutos colhidos ao longo de sua vida se tornem novas sementes a serem lançadas no solo fértil da nossa existência.

Gratos pelo serviço prestado a Igreja à qual serviu como zeloso pastor, elevemos aos céus nossas orações de sufrágio em favor de sua alma e que Deus conforte os corações dos amigos e familiares.

Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a vossa luz.

Em Cristo,

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação

Nota de Pesar