No Sábado, 12/08, na ARPAS, João Monlevade, representantes das equipes litúrgicas da Região Pastoral 2, de nossa Diocese de Itabira Coronel Fabriciano reuniram-se para formação em Canto Litúrgico, conduzida pelo Seminarista Lucas Araújo com apoio de Gildete, ambos da Comissão Diocesana de Liturgia. Com destaque para o: “Canto e música na Liturgia a partir do Concílio Vaticano II”, a formação foi direcionada a todos os agentes da pastoral da Música Litúrgica ,cantores, instrumentistas, membros das Equipes de Liturgia, e todos os interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a música na Sagrada Liturgia.
A proposta é promover uma liturgia que possibilite o verdadeiro encontro com Jesus Cristo, evitando-se ações litúrgicas frias ou demasiadamente subjetivistas e emotivas, pois as celebrações devem ter os pés firmados na realidade da vida das pessoas, levando-as a mergulhar no mistério de Deus.
A Formação foi muito interativa e deixou em todos um gostinho de quero mais, porque eles gostariam de mais tempo para aprofundar esse conhecimento a fim de fazer o melhor para a liturgia e a Igreja.
A música litúrgica cumprirá a sua função “quanto mais intimamente estiver ligada à ação litúrgica, quer exprimindo mais suavemente a oração, quer favorecendo a unanimidade, quer enfim dando maior solenidade aos ritos sagrados” (Sacrosanctum Concilium nº 112), não sendo apenas “passatempo” para quebrar a monotonia de celebrações enfadonhas e rotineiras (cf. CNBB, A música litúrgica no Brasil, nº 25).