Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

10 de janeiro de 2025

Formação para membros das EPAPs Paroquiais da Região Pastoral III

11/07/2022 . Notícias da Diocese

O Espaço Santana, na Paróquia de Sant’Ana, em Santana do Paraíso, foi palco de uma importante formação para membros das EPAPs Paroquiais da Região Pastoral III. O tema principal foi “Leitura Orante da Bíblia”, e também foi abordado o papel da EPAP em sua paróquia, retomando alguns elementos da formação e articulação desta Equipe.

O dia começou com a Missa presidida pelo Pe. Elinei e na sequência, o grupo conversou sobre a importância e o papel da EPAP nas Paróquias, com a contribuição de Vasco Lagares, da Paróquia Cristo Redentor de Ipatinga.

A EPAP é um grupo de leigos e leigas diretamente ligados ao Pároco ou Administrador Paroquial e ao Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), que tem a missão de assessorar e animar a ação evangelizadora nas comunidades e lideranças paroquiais, levar ao conhecimento de todos as prioridades diocesanas e de articular as ações do Plano da Ação Evangelizadora e Pastoral da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. Neste sentido, foi dado ênfase na necessidade de um bom planejamento das ações ao longo do ano: como os demais grupos existentes na Paróquia, é necessário que o dia de reunião da EPAP entre para o Calendário Paroquial; a EPAP junto com o CPP vai materializar nas ações pastorais da Paróquia, as propostas elencadas no PAEP; em sintonia com o Padre, articula o Planejamento Paroquial e a elaboração do Plano de Ação em nível paroquial a ser deliberado na Assembleia; os diversos momentos de formação e repasse das formações paroquias, estão sob responsabilidade da EPAP, em sintonia com o Padre e o CPP.

Na sequencia das atividades, Leonor Péres, da Paróquia Cristo Redentor de Ipatinga, apresentou o tema principal: “Leitura Orante da Bíblia”. Foi feito uma abordagem da história da Leitura Orante, desde a origem do cristianismo e sua retomada após o Concílio Vaticano II; retratando como este método pode nos aproximar dos textos bíblicos e contribuir com nosso encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo. Deu ênfase aos passos do método e realizou um momento de vivência, para que todos e todas pudessem experimentar a Leitura: 1º. Leitura: atentamente e devagar, ao ler, experimentar ouvir o texto. Destacar as palavras fortes no texto, os personagens. Pensar um pouco no contexto. Realidade da época do texto. 2º. Meditação: O que o Senhor me diz ou nos diz por esse texto? Procurar perceber o que tudo isso tem a ver com a sua, com a nossa vida cristã. 3º. Oração: O que esse texto me faz dizer a Deus: agradecimento, clamores, suplicas. Tentar rezar inspirado no texto e atualizar a oração com a realidade hoje. 4º. Contemplação: Ver a Vida com os olhos da fé para transformar o Eu, o Nós, o mundo. O que preciso transformar. Assumir um gesto concreto.

Como missão precípua das EPAPs, é necessário estimular em nossas comunidades os momentos de intimidade com a Palavra de Deus, seja por meio leitura e reflexão, mas também da Lectio Divina diária, do Oficio Divino das Comunidades.

Vasco Lagares