21 de outubro de 2024

Encontro discute enfrentamento para o Transtorno do Espectro Autista

13/08/2024 . Notícias da Diocese

“O TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento, que podem englobar alterações qualitativas e quantitativas da comunicação, seja na linguagem verbal ou não verbal, na interação social e do comportamento, como: ações repetitivas, hiper foco para objetos específicos e restrição de interesses”, conforme define o Ministério da Saúde.

A necessidade de cuidados específicos com as pessoas portadoras com essas características levou um grupo de profissionais do comportamento humano a realizar o Encontro com as famílias que tem filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).  O Encontro aconteceu na nova Igreja Matriz da Paróquia São José, em Timóteo, na tarde do dia 10 de agosto.

O Encontro foi organizado pelo Diácono Permanente Marcelo de Souza Vieira e teve como objetivo facilitar a interação e convivência da Igreja com famílias que têm filhos com TEA. Colaboraram no Encontro os psicólogos Daniel Guedes, Jucimar e Cristiane Nielsen, a Associação Amor Azul, além do Apoio Padre Pascifal Nascimento. Um público composto por pais, mães, amigos e parentes dos portadores do TEA prestigiou o encontro.

Dentre as propostas apresentadas pelos encontristas, ficou definido criar um grupo de pessoas para compartilhar experiências sobre a realidade apresentada do acolhimento dos fiéis autistas nas comunidades eclesiais. Dentre os participantes, uma mãe do município de Iapu.

Os profissionais acolheram as dúvidas e experiências relatadas pelos presentes, incluindo as muitas dificuldades enfrentadas na sociedade, na escola, no trabalho e a falta de contato com profissionais especializados, o que justifica a necessidade de encontros como esse, por isso um novo encontro será agendado e informado ao grupo.

Texto e Fotos: Pascom Diocesana