24 de abril de 2024

Encontro Diocesano ainda repercute entre os Surdos

06/03/2020 . Notícias da Diocese

Passados alguns dias da realização do 4º Encontro Diocesano de Surdos, entre 29 de fevereiro e 1º de Março, na Arpas, em João Monlevade, a Pastoral da Comunicação conversou com alguns participantes sobre a repercussão do “Encontrão” entre eles.

Clésio Ramos relembra da recepção: “Fui recebido por vários surdos que não conhecia, alguns eram de João Monlevade e outros de Belo Horizonte”. Outros pontos também chamaram a atenção de Clésio: “Eu não sabia que na Pastoral dos Surdos de Belo Horizonte tem encontro de casais, curso de noivos, batizado para Surdos. Na Missa celebrada em Libras pelo padre Wagner, eu pulava e gritava de alegria e emoção”.

Para Elizabethe Boaventura, o encontro foi diferente: “Quando começou o encontro pensei que seria igual a outros que já participei, mas algo dentro de mim foi se manifestando, uma emoção de prazer e gratidão”. Ela ainda reforça: “À medida que as palestras foram começando, meu coração disparava. Ainda estou sentindo dentro de mim o quanto estou motivada a seguir Jesus e trazer outros Surdos comigo”.

Já Pablo Romualdo, comenta sua participação na Missa: “De repente, a coordenadora veio até a mim, convidando-me para fazer a leitura do Salmo. Fiquei com o coração na mão, achando que não conseguiria, e, quando fui ler, percebi que o texto estava adaptado em Libras. Senti-me seguro naquele momento”. Pablo ainda testemunha: “Foi emocionante!”.

Para coletar estes depoimentos, a Pascom contou com a assessoria da intérprete e tradutora em Libras, Jocilane Fideles, membro da Pastoral dos Surdos na Região Pastoral 3.

Com informações da Pastoral da Comunicação
Fotos de Arquivo de Internet