Aconteceu, no último dia 24 de junho de 2023, de 08h às 16h, nas dependências do C2, na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, bairro Bom Retiro, Paróquia Nossa Senhora da Esperança, mais um encontro de formação e reunião dos Diáconos Permanentes da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano.
O tema do encontro foi: Formação Diaconal – Vocação e Caridade.
Estes encontros são promovidos pela Comissão dos Diáconos, presidida pelo Diácono Welington César, e visa a confraternização fraterna entre os irmãos diáconos, a formação permanente do corpo diaconal, a troca de experiências e vivências comunitárias, bem como, a realização da reunião mensal.
Para este mês, os convidados para a formação foram:
Psicóloga Jordânia Martins Vieira, que abordou o tema: “Temperamentos e Personalidade. Sentimentos que todos possuímos, mas que se acentuam em conformidade com o nosso jeito de ser e agir”.
Ressaltou que o Temperamento é o conjunto dos aspectos psicológicos e morais que condicionam o modo de ser e de se comportar, ou seja, nada mais é do que a união das nossas características, que resultam no nosso comportamento. Ao todo existem quatro tipos de temperamento: Sanguíneo, Colérico, Fleumático, Melancólico. Ficou bem claro, que não existe certo ou errado! É preciso que tenhamos equilíbrio e autoconhecimento de nós mesmos, para gerenciarmos nossas emoções. Temos alguns pilares que nos ajudam no conhecimento de nossas emoções – Controle, Autoconhecimento, Empatia e Habilidades Sociais.
Pe. Ronaldo Silva Tôrre, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – bairro Cariru – Ipatinga, apresentou para o grupo detalhes da Pastoral Hospitalar, seus desafios e a necessidade de voluntários para atender as unidades dos hospitais do Vale do Aço. Espera contar com o apoio dos Diáconos, principalmente os do Regional 3 nas visitas, celebrações e distribuição da sagrada comunhão. Convidou os que estiverem disponíveis para participarem de um curso de formação, previsto para o dia 28 de junho, às 18h na Unidade I do Hospital Márcio Cunha. Os diáconos e ministros extraordinários da sagrada comunhão receberão orientações de como se comportar durante as visitas nas unidades I e II do Hospital Márcio Cunha, os cuidados relacionados com os pacientes, com a higiene e com controle de infecções hospitalares.
Padre Sérgio – Abordou um tema muito importante na vida do Diácono. A vivência Vocacional e Sacramental. Reforçou sobre a importância e o zelo pelo sagrado, onde o diácono deve ter cuidado para evitar certos exageros e ou a banalização de ritos e bençãos.
Falou também sobre o ministério diaconal que não se limita apenas ao serviço da palavra e do altar. Citou: “O poder está no serviço, e em nada mais”. Uma frase dita pelo Papa Francisco aos Diáconos da Diocese de Roma reflete o seu pedido no encontro na manhã deste sábado, dia 19 de junho de 2021. Ele nos pediu ainda que o Diácono procure sempre viver a Unidade na Diocese.
Em seguida, o Diácono Albio Júnior compartilhou com o grupo as ações desenvolvidas na Pastoral da Visitação Hospitalar que está sendo desenvolvida na paróquia São Francisco Xavier em Cel. Fabriciano. Apresentou um cronograma detalhado das ações necessárias para preparação de toda a equipe e dos agentes da Pastoral em Coronel Fabriciano.
Após as falas e apresentações, iniciou-se a reunião mensal dos diáconos, onde foram lidas as atas do COPAD e a ata da reunião anterior.
Foi um momento de muita fraternidade entre os diáconos permanentes da diocese, onde cada um pode compartilhar suas experiências vividas em seus ministérios nas diversas paróquias que servem.