07 de maio de 2024

Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano já recebeu a Nova edição do Missal Romano

31/10/2023 . Notícias da Diocese

A nova edição da tradução brasileira típica do Missal Romano já chegou na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. A encomenda chegou à Cúria Diocesana, em Itabira, e foi encaminhada para cada região pastoral e, por conseguinte, às 51 paróquias de nossa diocese. Ao todo, a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano fez o pedido de 241 exemplares. Além das paróquias, também adquiriram a nova edição típica o Seminário Diocesano Propedêutico e São José, além das comunidades religiosas e comunidades de vida e aliança presentes no território diocesano.

Todo o clero, entre os dias 06 e 09 de novembro estará reunido no Recanto das Mangueiras, em Coronel Fabriciano, e o tema da formação, de cunho pastoral, será sobre a Terceira Edição Típica do Missal Romano. A assessoria da formação será de Dom Armando Bucciol, Bispo emérito da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia.

O processo de tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romana começou em 2002, quando foi autorizado pelo Papa João Paulo II, tendo sido necessários 19 anos para a sua conclusão. Os trabalhos foram coordenados pela Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da qual o Arcebispo Emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, fez parte e colaborou no processo de tradução e revisão do texto.

Durante a 59ª Assembleia Geral dos Bispos Brasil, em 31 de agosto de 2022, a tradução da terceira edição do Missal Romano foi aprovada. A confirmação do uso por parte da Santa Sé ocorreu em 17 de março deste ano.

O uso da nova edição da tradução brasileira típica do Missal Romano é obrigatório para todas as comunidades e paróquias do Brasil a partir do dia 3 de dezembro, primeiro domingo do Advento.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação