Hoje, dia 14 de junho de 2023, a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano comemora os seus 58 anos de criação. É um regozijo olhar para o início da sua criação e perceber que, desde o começo, a Diocese sempre preocupou-se que a sua ação evangelizadora acontecesse com a participação do povo.
Criada no dia 14 de junho de 1965 pela Bula Haud Inani, do Papa Paulo VI, a instalação da Diocese de Itabira e a posse do seu primeiro bispo, Dom Marcos Antônio Noronha, se deu no dia 29 de dezembro de 1965.
A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano tem um toque especial! A sua eclesiologia e a ação missionária são envoltas nos ideais do Concílio Vaticano II: uma Igreja aberta para repensar as suas ações em um mundo complexo. A sua essência é missionária e a sua ação é sinodal, com os irmãos e irmãs em busca de uma experiência com o Cristo e na vivência do Reino de Deus.
Comemorar os 58 anos da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano é fazer memória de todas as pessoas que contribuíram para essa caminhada de fé no qual hoje fazemos parte e somos os protagonistas. É momento de sentir orgulho da caminhada de fé, com os seus acertos e com seus erros, pedindo a proteção divina para seguir com coragem e profecia o Evangelho de Jesus Cristo. Hoje, Dom Marco Aurélio Gubiotti, juntamente com o clero e todo o Povo de Deus desta Igreja Particular dão continuidade a esta bela história e que nunca os faltem as inspirações do Espírito Santo e acolhimento ao seu rebanho.
Que continuemos nossa missão, iluminados pelo Evangelho, com um coração semelhante ao de Jesus, para que imitemos em nossa vida, seus exemplos de amor e caridade para com o próximo.
Que o Espírito Santo, Água Viva que brota do Pai e do Filho, nos fortaleça em nossa caminhada missionária e evangelizadora e nos ensine a respondermos com a nossa vida pessoal, familiar, comunitária e social, ao seu chamado divino em nossas comunidades eclesiais.
E assim caminhamos rumo ao jubileu dos 60 anos, em 2025.
Por intercessão de nossa padroeira, a Mãe Aparecida, e unidos a ela, saibamos colocar nossos dons a serviço do Senhor, a fim de que sejamos colaboradores e construtores de uma Igreja em permanente estado de missão.
Parabéns Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano!
Parabéns Povo de Deus!
Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação