“Permanecei no meu amor” (Jo 15,9b)
Foi ordenado presbítero para o serviço da Igreja, na manhã do último sábado, 02 de março de 2024, no Santuário São Geraldo Majela, Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itabira, o Diácono Júlio César Santos. O lema por ele escolhido foi: “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9b). A celebração contou com a presença de muitos clérigos de nossa diocese e de outras, bem como seminaristas, religiosos e religiosas, familiares e amigos do neo-sacerdote. A Santa Missa foi presidida pelo nosso Exmo. Revmo. Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti.
Após os ritos iniciais e a liturgia da Palavra foi iniciado o rito de ordenação. Ouvindo do reitor do Seminário Diocesano São José, Pe. Márcio Soares, que o candidato era considerado digno de ser ordenado, o bispo diocesano acolheu o eleito para o segundo grau da Ordem e a comunidade reunida manifestou a alegria com uma salva de palmas.
Após a homilia, seguindo o rito da ordenação, foi feito o propósito do eleito e a Ladainha de Todos os Santos quando o eleito ao sacerdócio se prostrou com o rosto em terra ‘simbolizando a morte para este mundo e a ressurreição em Cristo para uma nova vida’. Na sequência, Dom Marco Aurélio impôs as mãos sobre o eleito, gesto que foi também realizado por Dom Odilon Guimarães Moreira, bispo emérito, e padres presentes. Após a oração consecratória, o neo-presbítero foi revestido das Vestes Sagradas – a estola e a casula. Tendo as mãos ungidas com o óleo do Crisma e cingidas com uma faixa pelo bispo e desatada pela sua mãe, concedeu a primeira benção sacerdotal aos seus pais. O bispo diocesano entregou ao neo-prebítero os dons do pão e do vinho, na patena e no cálice, dizendo: “Recebe a oferenda do povo santo para a apresentares a Deus. Toma consciência do que virás a fazer; imita o que virás a realizar, e conforma a tua vida com o mistério da cruz do Senhor.” A acolhida ao presbitério foi feita com o ósculo nas mãos ungidas do neo-sacerdote e o abraço do bispo, seguido pelos demais sacerdotes e a manifestação do Povo de Deus também acolhendo o neo-Sacerdote.
Após a missa de ordenação, todos os presentes foram convidados para o almoço que foi servido no Ginásio da Arfita.
O novo presbítero que exercerá seu ministério sacerdotal na Paróquia Santo Antônio, no município de Itabira, no ofício de vigário paroquial, onde já vinha exercendo seu ministério diaconal, presidiu sua primeira missa no Santuário São Geraldo Majela, em Itabira, no domingo seguinte, 03 de março de 2024, às 07h e no mesmo dia, às 19h, na Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio, em mesmo município.
Que Deus abençoe a vida e o ministério sacerdotal do Pe. Júlio César Santos.
Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação
Fotos: Emerson Rocha – YES!Fotografia