Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

10 de janeiro de 2025

Celebração no Dia de Oração pela Santificação do Clero

19/06/2023 . Notícias da Diocese

Na manhã do dia 16 de junho, Solenidade do Coração de Jesus, Bispos, padres, diáconos e fieis se reuniram para rezar pela santificação do clero.

Esta data, instituída por São João Paulo II, é um momento em que a Igreja se une para rezar pelo clero para que, assim como dizia São João Paulo II: “a fim de que sejam ministros de santidade para os homens e mulheres confiados ao serviço pastoral”, tendo em vista “conformarem-se cada vez mais plenamente com o coração do Bom Pastor”.

Na região pastoral 1, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Itabira, com a participação do clero regional, foi realizada uma Hora Santa diante do Santíssimo Sacramento. Este momento foi conduzido pelo Pe. Paulo Marcony, pároco da paróquia acolhedora. Logo após, Pe. Ueliton Neves, coordenador regional de pastoral, presidiu a santa missa.

Em sua homilia, recordou que “sacerdote é um ser pequeno diante da grandeza da santidade de Deus. Mas Deus conta com os pequenos para realizar grandes maravilhas no mundo. Ele mesmo no mistério da encarnação se tornou pequeno para abrir o caminho da santificação da humanidade. No coração de Cristo encontra-se o coração dos sacerdotes quer estejam bem, ou passando por alguma dificuldade. Ele convida a quem está cansado e fatigado a se aproximar dele, pois nele está o descanso. Sabemos que o ministério se não for amado provoca cansaço e crises. Cumprir tarefas sem amar gera cansaço e desânimo. O Papa Francisco tem nos alertado sobre o perigo do ativismo que esvazia. O ativismo é uma espécie de desamor e de auto-promoção. O sacerdote precisa descansar um pouco no seu dia junto ao coração de Jesus. Precisa reclinar-se sobre o peito de Jesus como fez o discípulo amado. Temos muito que aprender com o Coração santo e humilde de Cristo”.

Ao final da homilía, voltando-se para as religiosas Filhas do Sagrado Coração de Jesus, ao renovar seus votos, Pe. Ueliton falou da relação dos conselhos evangélicos com a Trindade santa e santificadora revela o sentido mais profundo deles: “são expressão do amor que o Filho nutre pelo Pai na unidade do Espírito Santo. Praticando-os, a pessoa consagrada vive, com particular intensidade, o carácter trinitário e cristológico que caracteriza toda a vida cristã”. “A castidade, enquanto manifestação da entrega a Deus com um coração indiviso; A pobreza confessa que Deus é a única e verdadeira riqueza e a obediência, praticada à imitação de Cristo cujo alimento era fazer a vontade do Pai”, concluiu sua reflexão.

Após a homilia, Pe. Ueliton acolheu a renovação dos votos dos conselhos evangélicos das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Estas se colocaram diante de Altar e renovaram os votos de obediência, pobreza e castidade.

Na região pastoral 2, clérigos e fieis, juntamente com nosso bispo diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti, se reuniram na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, comunidade eclesial da Paróquia São Luís Maria de Montfort, em João Monlevade para realizar a Hora Santa Eucarística pela santificação do clero.

Na região pastoral 3, com a participação de Dom Odilon Guimarães Moreira, bispo emérito, padres, diáconos, seminarista e alguns leigos da paróquia Cristo Rei, se reuniram na Igreja São Miguel, em Ipatinga, para o momento de adoração a Jesus Sacramentado rezando pela santificação de todo o clero. A oração realizada foi preparada pela comissão de liturgia de nossa Diocese e enviada a todas as paróquias. Padre Fernando Andrade conduziu o momento de adoração junto com Padre Uíldes Flávio. Como prece central da Hora Santa, rezaram pelos padres que estão passando por dificuldades de saúde física, psíquica e emocional para que se reabilitem e retornem para ao exercício de seu ministério.

Após os momentos de oração em cada regional pastoral, os clérigos aproveitaram a oportunidade do encontro para se confraternizarem.

Continuemos a rezar pelo nosso Bispo Diocesano e por todo clero. Rezemos, particularmente, pelos padres doentes e pelos que passam por tribulações. Rezar pelo clero é ato de gratidão e de generosidade de discípulo-missionário do Sagrado Coração do Cristo.

 

Pascom Diocesana