No sábado Santo, dia 08 de abril, Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, presidiu a Solene Vigília Pascal, também conhecida como a “mãe de todas as vigílias”, no Santuário São Geraldo Majela, Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itabira.
A Vigília teve início às 18h na Igreja São Geraldo com a bênção do fogo novo e acendimento do Círio Pascal. Após, seguimos em procissão para o Santuário São Geraldo Majela. O Círio foi conduzido à frente da procissão pelo Diácono permanente. Ao chegar no Santuário, antes de entrar, os fiéis acenderam suas velas e entraram no Templo. Tendo cantado pela última vez, no presbitério da Igreja, o “Eis a luz de Cristo”, o Diácono tendo colocado o Círio Pascal no lugar preparado junto à mesa da Palavra, pediu a bênção do bispo e, após incensar o livro e o Círio, cantou solenemente o Precônio Pascal.
A Vigília Pascal é composta de quatro partes: Liturgia do fogo, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.
Após a liturgia da Palavra, Pe. Ueliton Neves da Silva, pároco, apresentou ao bispo e à comunidade reunida os catecúmenos para receberem os sacramentos da iniciação cristã nesta liturgia.
Após a comunhão eucarística, as hóstias consagradas foram levadas e depositadas no sacrário, que estava vazio e aberto desde o final da missa da quinta-feira.
Texto e fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Penha