07 de setembro de 2024

Diáconos permanentes da Diocese se encontram para formação sobre a nova edição do Missal Romano

25/06/2024 . Igreja

No último dia 22 de junho, sábado, no Centro Pastoral São Francisco de Assis, Paróquia Cristo Libertador, Ipatinga, os diáconos permanentes da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano se reuniram para um momento de formação sobre a nova edição do missal romano.

A formação foi iniciada com a oração das Laudes conduzida pelo Diác. Welington. Em seguida, o Diác. Flávio falou sobre a Celebração da Palavra, repassando parte da formação que foi ministrada pelo Pe. Márcio Rodrigo. Destacou a questão do Rito de Louvor e Ação de Graças. Para isso referenciou o documento 52 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Citou também o documento 108 da CNBB destacando o nº 83 que diz: “recomenda-se que esse momento de louvor esteja associado ao tempo litúrgico”. Mostrou o subsídio nº 03 para a Celebração da Palavra da CNBB e reforçou a importância de celebrarmos conforme nos propõe o Rito e a Diocese.

Com o tema “Novo Missal Romano. Prática e Conceito”, os diáconos continuaram a formação com a assessoria do Dr. Pedro Antônio, coordenador dos acólitos da Paróquia São Sebastião, Timóteo, onde foi reforçado as alterações na 3ª Edição Típica do Missal Romano e que contou ainda com um momento prático de manuseio do mesmo, tendo em vista que, segundo a IGMR, é função do diácono o cuidado de tal livro litúrgico.

Na parte da tarde, foi reservado um espaço para que fossem feitas algumas reflexões e orientações a respeito do exercício do ministério diaconal, onde alguns diáconos puderam partilhar suas experiências vividas no exercício do ministério, com o objetivo de se fazer algumas correções na forma de presidir a celebração da Palavra.

Texto: Diác. Flávio Pena Pereira