02 de maio de 2024

Bispos de Minas Gerais participam da primeira reunião do Conselho Episcopal de Pastoral de 2023

14/02/2023 . Igreja

O Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reúne nesta terça-feira, 14 de fevereiro, para a sua primeira reunião do ano de 2023. O encontro está sendo realizado presencialmente na Casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte (MG).

Após um momento de oração, Dom José Carlos de Souza Campos, presidente do regional e Arcebispo nomeado para a Arquidiocese de Montes Claros (MG), acolheu os participantes. “Mesmo com a agenda de cada um cheia de compromissos pastorais neste início de ano, agradeço que conseguiram reservar um período para discutirmos sobre nossa caminhada”, afirmou.

Ao longo da manhã, os assuntos abordados foram: prestação de contas da Visita Ad Limina Apostolorum; Assembleia CONSER Leste 2 em maio e a Assembleia do Povo de Deus em novembro. As atividades Pastorais e o orçamento para 2023 também foram apresentados.

O conselho encontra-se duas vezes por ano, em fevereiro e agosto, para tratar de temas ligados a caminhada Pastoral da Igreja em Minas Gerais e assuntos administrativos do Regional. Ele é formado por membros da presidência?do regional e pelos bispos referenciais das Comissões.

Os (Arce)Bispos continuam reunidos no período da tarde, para tratar sobre a 60ª Assembleia Geral da CNBB em abril e a Campanha para difusão do filme “A Carta”.

Planejamento da assembleia

Na ocasião, houve a apresentação da equipe de trabalho que está elaborando a metodologia que deve ser usada nos encontros de junho e novembro.

Composta por Dom Joel Maria dos Santos, Pe. Rodrigo Souza da Silva, Lucimara Trevizan, Pe. João Velozo Arantes, Pe. Nereu Pacífico dos Reis, Ir. Denílson Mariano e Cláudia Helena, o objetivo do trabalho é pensar e organizar uma assembleia cuja estrutura e espiritualidade seja sinodal.

Clique aqui e veja as fotos da reunião

CNBB Leste 2