03 de maio de 2024

Arquidiocese de Montes Claros se prepara para posse de seu Quarto Arcebispo Metropolitano, Dom José Carlos

17/02/2023 . Igreja

O novo arcebispo de Montes Claros (MG), Dom José Carlos de Souza Campos, tomará posse no domingo, 19 de fevereiro de 2023, às 18h, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida em Montes Claros. A transmissão poderá ser acompanhada, ao vivo, pelo canal do YouTube da Arquidiocese de Montes Claros ou da Catedral, a partir das 17h, iniciando com o Programa “Especial dom José Carlos”.

A Arquidiocese de Montes Claros se prepara, com muita alegria e expectativa, para a posse canônica do seu Quarto Arcebispo Metropolitano. Para monsenhor Silvestre José de Melo, administrador diocesano de Montes Claros, este momento será importante e significativo para toda Igreja no Norte de Minas.

O Sacerdote ainda destaca: “Naturalmente, este memorando será também ocasião para expressarmos nossa unidade e comunhão eclesial com o novo arcebispo, no espírito da sinodalidade tão apontada pelo Papa Francisco como uma das principais prioridades da Igreja.”

Neste domingo, as Celebrações Eucarísticas e da Palavra em Montes Claros serão concentradas na parte da manhã, em todas as Paróquias e Comunidades, a fim de que os padres, diáconos, agentes de pastoral, leigos e leigas possam se fazer presentes na posse canônica. Segue a mesma orientação para as paróquias e comunidades das outras cidades que compõem a Arquidiocese de Montes Claros.

Os eventos paroquiais ou arquidiocesanos previstos para acontecerem no referido final de semana – por estar em período de Carnaval – encerrarão suas atividades ao meio dia do domingo (19 de fevereiro) e, aquelas que for o caso, reiniciadas na segunda feira (dia 20).

A Arquidiocese também prepara a acolhida dos arcebispos, bispos, padres, familiares e amigos de dom José Carlos que chegarão à Montes Claros a partir da próxima sexta-feira.
Já estão confirmadas as presenças de 19 arcebispos e bispos para a celebração da posse canônica de dom José Carlos. Entre eles, dom José Alberto Moura, segundo arcebispo de Montes Claros e atual arcebispo emérito, e dom João Justino, terceiro arcebispo de Montes Claros. Estes antecederam o episcopado de dom José Carlos.

Representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Arquidiocese de Montes Claros, receberá dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, e o padre Patrick Samuel Batista, secretário-executivo de Campanhas da CNBB.

Também confirmaram presença o arcebispo de Vitória – ES, dom Dario Campos, OFM, e dom Dorival Souza Barreto Júnior, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador – BH e bispo filho do clero diocesano de Montes Claros.

O clero da Arquidiocese de Montes Claros, religiosos e religiosas, agentes de pastorais, movimentos e grupos arquidiocesanos, autoridades públicas e políticas de Montes Claros e região também foram convidados para a celebração.

Caravanas vindas de Itaúna/MG, cidade natal do arcebispo eleito, de Divinópolis e das 68 paróquias da Arquidiocese de Montes Claros, o que compreende 40 municípios, são aguardadas para a posse canônica.

Atenção! Orientações das vestes litúrgicas para a celebração:

Arcebispos e Bispos: trazer túnica e mitra branca.

Presbíteros e diáconos: túnica e estola branca.

Presbíteros e diáconos da Arquidiocese de Montes Claros: trazer túnica e paramentos padronizados da Arquidiocese.

A primeira visita de dom José Carlos à Montes Claros antes da posse

Nomeado pelo Papa Francisco no dia 14 de dezembro de 2022, dom José Carlos será o Quarto Arcebispo Metropolitano de Montes Claros. O arcebispo eleito esteve em Montes Claros para sua primeira visita nos dias 27, 28 e 29 de dezembro.

A visita de três dias, à Montes Claros, teve como propósito conhecer as estruturas arquidiocesanas e ter um primeiro contato com seu futuro clero e rebanho. Dom José Carlos esteve com dom José Alberto Moura, arcebispo emérito de Montes Claros. Conheceu a Sede dos Vicariatos e se reuniu com o Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Montes Claros. Visitou a casa episcopal, o Palácio Santa Cruz, conhecido como Palácio do Bispo, onde funcionam a Cúria Arquidiocesana, o Tribunal Eclesiástico e o Arquivo Arquidiocesano. Conheceu o Centro Administrativo e o Seminário Maior Imaculado Coração de Maria. Encontrou com os padres, diáconos e religiosos(as). Celebrou missa com todos que estiveram presentes na Catedral Metropolitana.

Comunicação Arquidiocese de Montes Claros

CNBB Leste 2