Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

10 de janeiro de 2025

Abertura do mês vocacional é celebrada em Itabira

08/08/2023 . Notícias da Diocese

Celebrando o terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil neste ano de 2023 com o tema “Vocação: Graça e Missão” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), com a liturgia da festa da Transfiguração do Senhor e rezando pelos presbíteros no domingo dia 06 de agosto, a Região Pastoral 1 da nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano celebrou, na Igreja São José, Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Itabira, a abertura do mês vocacional. Muitos fieis leigos e leigas, lideranças pastorais e comunitárias, participaram da celebração eucarística que foi presidida pelo Pe. Ueliton Neves da Silva, coordenador regional de pastoral. Participaram ainda da missa os padres José Marcelino de Magalhães Filho (pároco da paróquia acolhedora) e Márcio Soares (reitor do Seminário Diocesano), os diáconos permanentes Márcio Rogério Vieira Honorato e Bruno Luiz de Souza, alguns seminaristas da nossa diocese e as religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores e Filhas do Sagrado Coração de Jesus.

Com a finalidade de conscientizar as comunidades acerca da responsabilidade que compartilham no processo vocacional, desde então, em cada domingo do mês de agosto é celebrada uma determinada vocação.

Pe. Ueliton, em sua homilia, falou que os meses que se seguem levam-nos ao caminho do discipulado. “Aquele que é chamado e faz a experiência de estar com o Senhor, é formado por sua Palavra e enviado em missão”. Recordou ainda alguns aspectos do evangelho fazendo ligação com a Antiga Aliança: o rosto reluzente de Moisés após receber as tábuas da Aliança e o rosto de Jesus que brilhou como o sol; o desejo de Pedro de fazer três tendas ligando com a Tenda da Reunião construída por Moisés no deserto etc. E concluiu dizendo: “Todos somos chamados a respondermos com alegria o chamado a que Jesus nos faz, somos convidados e enviados a sermos ‘sal da terra e luz do mundo’ em um mundo tão insosso. Nossa resposta ao chamado divino deve ser respondida com gratidão, entrega e doação, pois pelo nosso batismo recebemos a missão de ‘ir por todo mundo, e anunciar a boa nova a toda criatura’ (Mc 16,15)… É preciso escutar o que nos diz o Filho muito amado de Deus Pai”. Após a missa, todos foram convidados para um momento de fraternidade num lanche partilhado.

Todas as vocações são de grande valia e importância na caminhada eclesial, pois são sinais visíveis da missão evangelizadora da Santa Igreja de Cristo. Todos somos vocacionados, nossa vocação primeira situa-se  no dom da vida e na vocação à vida cristã, palpitando sempre no amor e à santidade. Rezemos sempre pelas vocações.

Texto e fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Penha