No domingo, 7 de agosto, na Matriz Nossa Senhora do Rosário em Santa Maria de Itabira (MG), foi realizada a Missa de Posse do Pe. Matalanga como Pároco e apresentação do Pe. Firmin como Vigário Paroquial.
Presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, e concelebrada por alguns presbíteros do clero de nossa Diocese, a celebração contou com a presença dos fiéis da Paróquia que com alegria, foram prestigiar os sacerdotes em suas novas missões.
No início da celebração, simbolicamente, Dom Marco Aurélio entregou uma chave ao Pe. Matalanga e lhe proferiu algumas palavras sobre a sua missão de pároco, e este foi acolhido uma salva de palmas.
Em seguida, o Pe. Adriano Mendes de Pinho leu a Ata de Provisão de nomeação do Pe. Matalanga, para o ofício de Pároco na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, este em seguida fez sua profissão de fé segundo a fórmula da Sé Apostólica, e manifestou seu compromisso com a Igreja, particularmente na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
Na Liturgia da Palavra, o Bispo Diocesano entregou o Livro dos Evangelhos ao Pe. Matalanga, como sinal de sua missão de ser mensageiro do Evangelho de Cristo, e o sacerdote, já de posse do Livro, proclamou o Evangelho da Missa.
Em sua homilia, Dom Marco Aurélio, recordou a todos que estamos no mês vocacional e ressaltou que é muito importante que tenhamos uma espiritualidade vocacional, que vivamos a mística da resposta vocacional e “percebamos que somos chamados por Deus” e interpelados por este chamado, precisamos discernir, compreender a que o Senhor nos chama e como devemos responder”.
Nesse aspecto, Dom Marco utilizou-se do exemplo de Sara e Abraão, e nisto evocou que muitas pessoas se comparam e não veêm que tem fé para tais obras, mas o Bispo nos exortou a acreditar que a fé não é uma capacidade humana, mas é dom de Deus, dom imerecido recebido no Batismo, mas a diferença está na correspondência. Dirigindo-se aos Padres Matalanga e Firmin, Dom Marco desejou que o Espírito Santo os assista, que a intercessão de Nossa Senhora do Rosário alcance para vocês o dom, a graça de colocar o dom de suas vidas a serviço do povo que o Senhor os confia.
Ao final da celebração, aos Padres Matalanga e Firmin receberam uma mensagem de boas vindas de seus novos paroquianos, que generosamente expressaram sua alegria e esperança na chegada deles. O sacerdote, por sua vez, manifestou sua gratidão a Deus por seu chamado, ao Dom Marco Aurélio pela confiança e também à sua nova Paróquia pelo acolhimento.
Por fim, o Pe. Adriano Mendes de Pinho leu a Ata de Posse, que foi assinada por ele, pelo Bispo, pelo novo pároco Pe. Matalanga, pelo Pe. Adriano Mendes de Pinho e por testemunhas, membros da Paróquia.