Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

24 de abril de 2024

Vivência da Quaresma: Centro Cultural Missionário oferece Retiro Missionário

23/02/2024 . Igreja

O Centro Cultural Missionário (CCM), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), quer ajudar as pessoas na vivência do tempo quaresmal “com mais profundidade e qualidade”. Em março, será realizado o Retiro Missionário, com três encontros virtuais mediados por reflexões à luz da Palavra de Deus, nos dias 12,19 e 26.

“Essa experiência espiritual, realizada através de encontros virtuais (on-line) e de empenho diário de cada participante, levará em consideração as inspirações vindas da Palavra de Deus da liturgia dominical, o contexto do Ano da Oração como preparação para o Jubileu 2025 e referência às práticas da tradição quaresmal, principalmente a da oração”, explicou o bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Maurício da Silva Jardim.

O bispo destaca também o objetivo do curso, que é “ajudar os participantes a viver, com mais profundidade e qualidade, o tempo litúrgico da Quaresma e motivá-los a acessar a própria interioridade e potenciar os impulsos relacionais que os movem: relação com Deus (oração-interioridade), relação com os outros (esmola-caridade) e relação com as coisas (jejum-autocontrole)”.

O exercício espiritual, como é definido pelo Centro Cultural Missionário, é voltado para todas as pessoas que desejam crescer e progredir na vida cristã e espiritual, sejam elas pessoas engajadas nas comunidades, lideranças e agentes de pastoral, consagrados, ministros ordenados, membros de Congregações, institutos, novas comunidades, como também pessoas de boa vontade.

A Proposta envolve momentos de recolhimento, contato com a Palavra de Deus, reflexão e oração, que deve levar à conversão. Segundo o diretor do CMM, padre Tiago Camargo, os participantes do retiro devem viver a “experiência de um encontro consigo mesmo, com os outros, com o mundo e com Deus”.

Confira os temas e mediadores das reflexões em cada dia do retiro:

12 de março

Temática e texto bíblico: “Deus enviou o seu Filho para que o mundo seja salvo por ele (cf. Jo 3,17). Por isso, crer n´Ele“.
Orientador: Pe. João Mendonça Filho, SDB: religioso salesiano, mestre em Educação e pregador de retiros espirituais

19 de março

Temática e texto bíblico: “Se alguém me quer servir, siga-me (Jo 12,26). Deixar-se atrair por Jesus”.
Orientadora: Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad – ex-presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) e consultora da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica.

Dom João Justino de Medeiros Silva.

26 de março

Temática e texto bíblico: “Jesus Cristo esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens” (Fl 2,7)
Orientador: Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB.

Para outras informações e inscrição, clique aqui.

CNBB