28 de março de 2024

POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO DA DIOCESE DE ITABIRA-CORONEL FABRICIANO
AOS QUE ESTA PROVISÃO VIREM,
SAUDAÇÃO, PAZ E BÊNÇÃO NO SENHOR!

SENDO DE NOSSO INTERESSE de Pastor e Pai da parcela do Povo de Deus, confiada à nossa solicitude, não deixar comunidade alguma sem apoio espiritual, fazemos saber que, em virtude das necessidades espirituais da PARÓQUIA SÃO GONÇALO, localizada no município de São Gonçalo do Rio Abaixo-MG, desta nossa Diocese,

HAVEMOS POR BEM nomear, como de fato pela presente nossa PROVISÃO NOMEAMOS o REVMO. SR. PADRE FRANCISCO CESAR DA CRUZ NETO, para o ofício de PÁROCO da supracitada paróquia, com todos os direitos e deveres que o Código de Direito Canônico, nomeadamente os cânones 515 a 545, e as normas e diretrizes em vigor nesta nossa Diocese lhe conferem, pelo período de seis anos, e estará prorrogada até que o bispo diocesano se manifeste em contrário.

CONFORME o Cânone 519, lembro-lhe que, como Pároco, V. Revma. assume o dever de exercer o ministério de Profeta, Sacerdote e Pastor.

COMO PROFETA, deverá pregar a Palavra de Deus, não a sua; sem agredir nem injuriar ninguém.

COMO SACERDOTE, deverá celebrar com o povo o culto, isto é, os sacramentos, principalmente a Santa Eucaristia.

COMO PASTOR, deverá acolher a todos com bondade, ir ao encontro dos doentes, sofredores e consolar os fiéis pela perda de entes queridos.

O PÁROCO é o responsável pelos bens móveis e imóveis da Paróquia, que deverá administrar conscienciosamente, auxiliado pelo Conselho Econômico da Paróquia, sob a direção do Bispo Diocesano, seguindo rigorosamente a legislação civil e as normas diocesanas vigentes. Esta provisão não lhe confere poderes para vender bens móveis ou imóveis da paróquia.

RECOMENDAMOS vivamente ao novo Pároco que no exercício deste múnus pastoral, procure cumprir tudo aquilo que lhe inspirar o bom zelo sacerdotal. Como cooperador do Bispo muito lhe pedimos que ajude os fiéis a constituírem uma comunidade que acolha a todos, que seja missionária e solidária, plenamente inserida na Igreja Diocesana e Universal.

QUE OS BONDOSOS e piedosos fiéis da Paróquia São Gonçalo recebam o Revmo. Sr. Pe. Francisco César da Cruz Neto, como enviado do Senhor e o ajudem no exercício de sua nobre missão de reger, ensinar e santificar esta comunidade.

CUIDE-SE QUE que esta provisão seja lida na estação da Missa e transcrita integralmente no Livro do Tombo da Paróquia.

A INTERCESSÃO de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira de nossa Diocese, faça descer copiosas bênçãos sobre o novo Pároco e sua comunidade.

DADA E PASSADA na Cúria Diocesana de Itabira aos 21 dias do mês de dezembro, do ano de 2021, “Ano de São José”, convocado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, sob o Sinal e Selo de Nossas Armas.

Dom Marco Aurélio Gubiotti

Pe. Adriano Mendes de Pinho